Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola Secundária Filipa de Vilhena (Porto)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
Os alunos de Ciências e Tecnologias (turma B) e de Ciências Socioeconómicas (turma F), no âmbito das aulas de Biologia e Geologia e Geografia A, respetivamente, fizeram uma pesquisa acerca das árvores de interesse público que mais se destacam na cidade do Porto. Além das deslocações a diversos locais da cidade para a recolha de imagens, fizeram pesquisas na internet, em diversos sites. Basearam, ainda, uma grande parte dos seus textos no livro de Bagão Félix, "Trinta Árvores Em Discurso Directo". Procuraram descobrir o valor económico das árvores e destacam aspetos da sua taxonomia e caracterização botânica, bem como da relação das mesmas com a cultura popular, com a arte em termos de poesia e literatura, assim como com algumas tradições. Por fim, foi necessário proceder a uma seleção dos textos mais relevantes e proceder à construção do painel (fig. 1).
Os alunos de Artes Visuais da turma I, do 11º ano, aceitaram o desafio e usaram a sua criatividade para compor, na disciplina de Desenho A, o painel alusivo ao tema: Biodiversidade da Minha Terra. Partiram da ideia de criar uma árvore, que reúne nos seus ramos os textos e as imagens recolhidas pelos alunos das turmas B e F do 11º ano sobre as árvores representativas da biodiversidade da região do Porto. Algumas folhas que compõem essa árvore foram impressas num suporte de cor verde (fig. 2), com recurso a uma técnica de impressão simples, designada por monotipia, executada com recurso a folhas de árvores previamente recolhidas no jardim da nossa escola (fig. 3). Outras folhas impressas foram recortadas (fig.4), dobradas e coladas com recurso à cola UHU (Fig.7).
Como resultado, surgiu essa grande árvore que procura representar a biodiversidade das árvores da nossa região, construída com recurso a uma combinação de técnicas de desenho, colagem e impressão, tendo por base a cor verde, que simboliza a vitalidade, o poder de renovação da natureza e um apelo à sua preservação (fig. 5, 6, 7 e 8).
Fig.1. Resultado da pesquisa. Fig.2. Impressão de folhas num suporte de cor verde (técnica de impressão simples). Fig.3. Folhas recolhidas no jardim da escola. Fig.4. Recorte das folhas para a colagem.
Fig.5. Desenho da grande árvore, representativa da biodiversidade. Fig.6 Colagem dos textos. Fig.7 Colagem de folhas impressas. Fig.8. Finalização do painel
Para entusiasmar os alunos foi importante a disponibilidade da Diretora da escola, Maria José Tavares, da docente Maria da Luz Fonseca, que dá apoio à Biblioteca Escolar e das docentes das disciplinas envolvidas no projeto, Maria Jorge Pereira, Cátia Martins e Augusta Pinto.
Fotos do painel: