Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola Secundária Dr. Júlio Martins (Chaves)
Escalão: 2º escalão (2º e 3º ciclos)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
O painel “Biodiversidade na minha terra” expresso nas fotos foi criado pelas turmas do 5ºB e 6.ºE. Proporcionou-se abordar e explorar esta temática, indo ao encontro do tema aglutinador do agrupamento “Minha terra, minha Gente”, desenvolvido ao longo deste ano letivo.
Antes de realizar o painel, foi proporcionada uma visita de estudo às estâncias termais de Alto Tâmega e Barroso, bem como o Parque Biodiversidade de Boticas, no âmbito da Ciência Viva, o que constituiu uma oportunidade de desenvolver diferentes atividades que favoreceram o contacto dos alunos com o meio ambiente num desafio à descoberta da Natureza.
Conscientes de que as abelhas são animais extremamente importantes para o meio ambiente, uma vez que são responsáveis pela polinização de diversas espécies de angiospermas, as turmas, em conjunto com os professores, decidiram construir um favo - estrutura hexagonal - utilizado pelas abelhas dentro das colmeias, onde “tudo acontece”. Para além disso, fornece-nos o mel, pólen, própolis e geleia real que é um alimento bastante saudável e o único no mundo que não tem prazo de validade.
Nas aulas de Ciências, foram abordados conteúdos relacionados com a fauna e flora, tendo a disciplina de Cidadania e Desenvolvimento contribuído para a realização do Painel.
Os alunos do 6º E recolheram diferentes plantas, casca de pinheiro, flores de plantas rasteiras e ramos de diferentes árvores nas suas aldeias tendo-as trazido para a escola para a elaboração do referido painel.
Um apicultor local, disponibilizou-nos aparas de cera de abelha para debruarmos as fotos, como de um quadro se tratasse. As fotos do painel foram captadas pelos alunos na visita de estudo.
Também foram reutilizadas tampas douradas de frascos de vidro para colocar imagens dos animais, uma garrafa de água de plástico (33 ml) e papel celofane para construir a abelha, com os alunos do 5ºB.
Para as etiquetas, onde os alunos registaram os nomes científicos de cada espécie, ainda cortaram pequenos retângulos de serapilheira já antiga, bem como papel de embrulho.
As letras do painel foram preenchidas por flores essencialmente de rosmaninho e giesta, de forma a idealizar a abelha a polinizar.
Para melhor organização, a turma do 6ºE pesquisou a flora e o 5ºB a fauna, da região.
Fotos do painel: