Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (Viana do Castelo)
Escalão: 3º escalão (secundário, profissional e superior)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
No início do 2.º semestre, fomos desafiadas pela docente da Unidade Curricular opcional de Práticas de Ecologia nos Primeiros Anos do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, a desenvolver um projeto sobre a biodiversidade do local onde se encontra a nossa escola: Viana do Castelo.
Ao longo do processo de pesquisa sobre a “Biodiversidade na Minha Terra” foram-nos surgindo algumas ideias do que poderia ser o nosso projeto. De todas as ideias, pareceu-nos mais interessante pesquisar informações sobre espécies exóticas, especialmente as invasoras, que cada mais ocupam áreas naturais, causando grande impactos nas espécies autóctones. utilizar depois de alguma discussão, selecionamos o lagostim vermelho devido a todas as suas características de dominador em relação aos restantes seres que habitam no mesmo habitat.
A nossa ideia consistiu em representar um lagostim vermelho (Procamburus clarkii) com as pinças no ar e com um aquário no alto. A posição do lagostim significa vencedor, como se estivesse no pódio a levantar a taça. No caso, a taça será o aquário que representa o ecossistema ribeirinho com algumas espécies ameaçadas e até extintas pelo invasor exótico. Decidimos pintar o fundo a preto devido ao seu impacto negativo.
Inicialmente fizemos o desenho numa folha de papel de cenário com as medidas de 1m x 1m. Recuperamos jornais antigos e recortamos pequenas e diversas formas geométricas nas zonas do corpo da notícia. Preenchemos o interior do desenho com os recortes colados com cola branca. Para finalizar pintamos.
Posteriormente, colocamos no canto interior direito um código QR com ligação a um cartaz com informações sobre o lagostim vermelho e o símbolo do Eco-Escolas.
Fotos do painel: