Select Page

Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Escola Básica e Secundária Dr. Manuel Ribeiro Ferreira (Alvaiázere)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Síntese Descritiva
Apresentação:
O “Painel da Biodiversidade da minha terra” ilustra a Biodiversidade da região, com colagens de elementos representativos da Fauna e Flora e frases de sensibilização para a preservação da natureza.
Intervenientes:
O grupo de educação Pré- Escolar da Escola Básica de Maçãs de Dona Maria, Alvaiázere desde o inicio do ano letivo mostrou muito interesse pelas atividades integradas na área do conhecimento do mundo.
Desenvolvimento:
O projeto partiu do interesse do grupo, depois de uma das crianças ter relatado que um javali tinha arrancado as plantas no terreno cultivado da sua avó. No seguimento, as restantes crianças mostraram curiosidade por saberem pormenores sobre a ocorrência. Gerou-se um diálogo sobre o motivo pelo qual um animal selvagem iria para perto das casas. O “como”, e o “porquê” conduziram a perguntas e diálogos sucessivos que desencadearam o conhecimento das características deste animal e a sua relação com o meio ambiente. A pesquisa dos animais que são característicos da nossa terra foi o passo seguinte, com a preocupação demonstrada por causa do planeta “estar doente”. A representação no painel dos animais com os quais o grupo se identificou mais, antecedeu a fase em que declararam as frases constantes do painel e outras relacionadas com a preocupação de se deitar lixo fora dos ecopontos e esse lixo ir ter ao mar e provocar a morte dos animais marinhos. As mensagens de sensibilização transmitidas pelas crianças conduziram à representação gráfica e à modelagem de barro. Decidiu-se participar no concurso pela importância de todos conhecerem e ajudarem a manter a diversidade. A observação direta de orquídeas selvagens foi levada para a escola por uma encarregada de educação que as cedeu para integrarem o painel.
Foi feita sementeira de chícharo e tempos mais tarde observada a cor das flores. As crianças assistiram a uma história de fantoches dinamizada pelo Museu Municipal de Alvaiázere que proporcionou também a degustação de biscoitos de chícharo.
O processo constou no faseamento e alternância de pesquisa com a divisão de tarefas em pequenos grupos de crianças para as colagens dos elementos a colar no painel.
Colagens:
As crianças preferiram elaborar o painel com colagens de elementos naturais, nomeadamente: planta e grão de chícharo; feijão; bolota; madeira; cortiça; carcódia; canela em pó; carqueja; musgo seco; flor de cardo; sementes de girassol; sementes de cabaça; alecrim; orquídea selvagem; oliveira; carvalho; areia; cordel; penas; palitos; areia; aparas de lápis de cor.
Finalização:
Através da concretização deste projeto constatou-se que a área do conhecimento do mundo, sendo transversal promoveu a aquisição de saberes relacionados com a área da expressão e comunicação e com a área de formação pessoal e social, no âmbito das OCEPE.

Fotos do painel: