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Trabalhos 2021-22

Painel da Biodiversidade da Minha Terra

Colégio O Sossego da Mamã (Almada)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre a biodiversidade local:

Memória Descritiva:
Projeto
A Biodiversidade do concelho de Almada
Grupo sala Bordallo Pinheiro
3/4 anos
Fase 1: Brainstorming e planificação do projeto
Em grande grupo, conversámos sobre os animais que já vimos próximo da nossa casa, do colégio, nos parques e na praia. Algumas crianças mencionaram animais possíveis de serem observados (como caranguejos e ovelhas), no entanto outras deram asas à sua imaginação e referiram leões e hipopótamos… Percebemos, então, que não conhecíamos muitos animais que vivessem próximo de nós. Decidimos, em conjunto, o que queríamos saber sobre os animais cujo habitat fosse no concelho de Almada e percebemos que recursos teríamos que utilizar para fazer essa pesquisa.
Na biblioteca da nossa escola encontrámos dois livros e revistas com muitas fotografias sobre a flora e a fauna do nosso concelho. A curiosidade começou a crescer e folheámos os livros de forma autónoma durante alguns minutos. Também vimos trechos do filme “Almada, banhada por um mar de histórias”, que fala sobre os animais marinhos da nossa costa.
Após esse momento, cada criança mencionou qual o animal que tinha gostado mais e sobre o qual gostaria de aprender. Destes, escolhemos os preferidos de todo o grupo para podermos pesquisar mais sobre cada um deles. Os escolhidos foram: Cobra rateira, ouriço-cacheiro, caranguejo-verde, borboleta-cauda-de-andorinha, pato real, estrela-do-mar-de-espinhos, chapim-azul, ovelha. Este último, apesar de não estar nos livros, foi um animal que praticamente todo o grupo referiu, pois é muito comum vermos ovelhas a pastar nas redondezas muito próximas ao colégio, uma vez que temos um grande descampado próximo. Daí considerarmos que fizesse sentido este animal também entrar no nosso projeto.
De seguida, uma vez que o grupo tem crianças mais pequenas (ainda com 3 anos) e o tempo de concentração ainda não é muito extenso, decidimos fazer grupos de pesquisa e cada criança escolheu o seu. Esta forma de trabalho também é potenciadora de uma maior captação da informação recolhida.
Fase 2: Pesquisa de informação
Com os animais escolhidos, cada grupo de 3/4 crianças começou a pesquisar nos livros já mencionados e na internet, com ajuda do adulto responsável. Retivemos apenas a informação mais simples de cada animal, assim como algumas curiosidades. Assim, pesquisámos sobre as suas características físicas, sobre a sua alimentação, o seu habitat e a sua reprodução. Vimos vários vídeos sobre cada animal, de forma a perceber determinados comportamentos e características do mesmo (transformação da lagarta para borboleta, estrela-do-mar em movimento,…) De seguida, pintámos folhas A3 com os habitats no concelho de Almada e colámos as informações pesquisadas. Escolhemos, ainda, uma fotografia do animal e desenhámos cada um deles, pintando, posteriormente, com lápis de pastel de óleo.
Fase 3: Construção do painel
Começámos a construção do painel, percebendo que ambientes teríamos que representar no mesmo. De acordo com a pesquisa, sabíamos que os animais que escolhemos se encontravam: no Parque da Paz, na Arriba Fóssil, nas praias da Costa da Caparica, na Mata dos Medos e no nosso colégio. Para representar o nosso concelho, escolhemos duas construções icónicas e que todos nós conhecemos: o Cristo Rei e a Ponte 25 de Abril. Os adultos fizeram a parte inicial do projeto e desenharam ambas as construções, assim como o esboço dos habitats do concelho. De seguida, as crianças pintaram, recorrendo a aguarelas e a tintas guache e realizaram a colagem de alguns materiais como caixas de ovos achatadas (para fazer a Arriba Fóssil), rolinhos de esferovite (para as ondas do mar), areia (para a praia), terra (para o caminho da Mata dos Medos), recortes de tecidos e guardanapos (para os peixinhos da praia, o sol, flores do Parque da Paz,…), entre outros.
Fase 4: Criação dos animais
De seguida, procedemos à realização dos animais para colar em cada habitat. Utilizámos tintas guache e acrílica de várias cores (de acordo com as cores dos animais pesquisados) e colámos diferentes materiais. Assim:
Pato Real: corpo realizado com prato de papel; cabeça e patas realizadas com restos de caixas de cartão; aplicação de penas, cartolina (para o bico) e um olhinho.
Ovelha: corpo realizado com restos de caixas de cartão; aplicação de algodão branco, cartolina preta para as patas e cabeça e 2 olhinhos.
Cobra Rateira: corpo realizado com copos de plástico de café já usados, lavados e cortados em metade e olhos com tampas de garrafas; aplicação de cartolina preta para os olhos e amarela para a língua.
Chapim-azul: corpo realizado com copo de papel; asas com restos de caixas de cartão; aplicação de cartolina preta para o bico e patas e 2 olhinhos.
Borboleta-cauda-de-andorinha: corpo realizado com colher de bambu; asas realizadas com cartolina; aplicação de limpa-cachimbos e pompons para as antenas e 2 olhinhos.
Estrela-do-mar-de-espinhos: corpo realizado com o fundo de uma garrafa de refrigerante; aplicação de pompons pretos para os espinhos.
Ouriço-cacheiro: corpo realizado com papel de rascunho para dar volume e coberto com caixas de ovos cortadas; aplicação de 2 olhinhos.
Caranguejo-verde: corpo realizado com rolo de papel higiénico; olhos realizados com tampas de garrafas; aplicação de limpa-cachimbos para as patas e pinças com cartolina pintada.
Fase 5: Conversa sobre a conservação da Biodiversidade
Por último, em conversa com o grupo, tentámos perceber então o que seria possível fazer para preservar a biodiversidade do nosso concelho, cuidando dos animais e das suas “casinhas” (habitats).
Fase 6: Apresentação do projeto
Brevemente, iremos apresentar o nosso projeto às outras salas, durante as Jornadas do Ambiente dinamizadas pelo colégio nos dias 2 e 3 de junho.

Fotos do painel: