Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB1/JI de Veiga Ferreira (Odivelas)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A turma do 3º L decidiu participar no concurso "Collage Paisagem do meu Concelho" para demonstrar aos seus colegas, que Odivelas tem muito mais do que paisagem urbana. Se estivermos atentos poderemos contemplar o que de mais bonito a natureza nos oferece.
Nos “Dias Digitais” todos os alunos da turma pesquisaram as paisagens naturais mais representativas do concelho de Odivelas. Houve quem fosse diretamente aos locais registando em fotografias. A paisagem escolhida representa as diversas ribeiras que circulam em todo o concelho de Odivelas. O “rio da Costa” foi uma das paisagens trabalhada pelos alunos e foi a mais votada entre as turmas da escola. Esta localidade representa um dos locais de recreio onde os alunos junto das suas famílias passam bons momentos disfrutando da fauna e flora envolvente. Este lugar situa-se a poucos quilómetros de Lisboa, é um local que geograficamente foi alvo de muitas transformações causadas pela densidade demográfica do concelho que cresceu exponencialmente nos últimos anos, mas que ainda, junto ao rio preservam um pouco da paisagem no seu estado natural.
O trabalho realizado tendo como base as paisagens pesquisadas esteve em consonância com os temas do Eco-Escolas “Água e espaços exteriores (espaços do concelho)” em paralelo com o tema da “Sustentabilidade e Biodiversidade”.

Memória descritiva:
O tema “Sustentabilidade e Biodiversidade” foi o ponto de partida para que os alunos fizessem a sua pesquisa. A investigação dividiu-se em duas partes, a realizada junto dos seus familiares e posteriormente em sala de aula nos “Dias Digitais”. As disciplinas que mais se destacaram em todo este processo foram o Português, o Estudo do Meio e as Artes Visuais. Mediante as suas pesquisas, os alunos foram divididos por quatro grupos com seis elementos. Cada grupo escolheu uma paisagem do concelho e apresentou à turma a sua fundamentação. Após este processo iniciou-se a parte prática e criativa, ou seja, o trabalho de colagem, a qual teve um momento prévio em que a professora Isabel Santos explicou qual a metodologia de projeto que deveriam seguir e mostrou diversos exemplos desta técnica artística.
Os quatro grupos mediante uma fotografia da paisagem escolhida, decalcaram os traços principais da paisagem. A par deste processo analisaram a foto e selecionaram as cores mais representativas da paisagem. Dividiram-nas em caixas e rasgaram as respetivas folhas de revista. Seguiu-se a colagem dos vários bocados rasgados numa primeira camada, tendo sempre por perto a fotografia da paisagem. Os quatro trabalhos foram expostos no quadro e todos puderam “criticar” o seu trabalho e dos seus colegas referindo o que poderiam ainda acrescentar para, o melhorar. Para que a representação das paisagens fosse o mais fiel possível ao original, os alunos recorreram à caruma do pinheiro existente no pátio da escola e simularam as árvores, mas também usaram lãs, papel de seda, de lustro e de revista. De acordo com as características dos materiais assim foi usada tanto a cola líquida como a cola baton UHU.
Trabalhos concluídos, nova exposição para que todos pudessem apreciar o trabalho uns dos outros e avaliassem esteticamente qual dos trabalhos mais se destacava. Neste processo a ajuda dos colegas das outras turmas foi imprescindível. O trabalho eleito por unanimidade foi o que mais se destacou pela diversidade dos materiais aplicados, texturas e efeito de profundidade e luz.
Todos os alunos demonstraram durante todo o processo muito envolvimento e vontade em explicar aos seus colegas, principalmente os das turmas que apenas votaram, toda a importância que este tipo de trabalho tem como forma de sensibilização para a preservação dos espaços verdes onde a água é um dos elementos fundamentais.