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Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB 2,3 Padre Abílio Mendes (Barreiro)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
Depois da conversa com os alunos sobre os sítios preferidos no seu concelho, a maioria optou pelos "moinhos". Local muito apreciado por todos devido `a água tépida do rio, onde no verão vão mergulhar. Durante todo o ano os alunos vão caminhar com a família nos passadiços que vão dar aos moinhos.
Local emblemático desta cidade e com muita história.
A motivação dos alunos foi que este local traz boas recordações.

Memória descritiva:
Os alunos que se propuseram a realizar este desafio “collage paisagem do meu concelho”, são alunos que frequentam a sala especializada 2 do Agrupamento de escolas Augusto Cabrita, da Escola B 2,3 Padre Abílio Mendes.
Participaram no trabalho 6 alunos com idades compreendidas entre os 12 e 17 anos, são alunos portadores de variadas problemáticas de dificuldades específicas.
Este alunos começaram por selecionar as paisagens que identificassem a cidade do Barreiro.
Cidade localizada, no distrito de Setúbal, do lado da margem do Rio Tejo está situado o Barreiro, da outra margem Lisboa. Na foz formou-se uma pequena península que deu origem à praia fluvial de Alburrica. Onde se localizam os Moinhos de Alburrica, símbolos da cidade.
Estes moinhos de vento, que foram construídos em 1852, tiveram um papel de destaque no que diz respeito à atividade comercial do concelho, mas não foram os únicos! Desde o século XV que se sabe da existência de outros moinhos de maré nesta zona de Portugal, cuja produção de farinha era muito importante para os habitantes locais.
Os alunos deram início ao projeto, começando por recolher os tecidos oriundos de roupas estragadas fora de uso e pedaços/restos de tecidos dados por uma avó de um aluno que é costureira.
Assim que escolheram a paisagem local, onde costumam ir passear com a família, começaram por desenhá-la na folha de papel A3.
Com os materiais reciclados recolhidos na escola, começaram por escolher os que se adaptavam à paisagem selecionando-os por cores e texturas.
Materiais utilizados: copos de papel, tampa de papel A3 das caixas de papel para fotocópias utilizada na reprografia, restos de papeis coloridos já utilizados noutros trabalhos, tecidos em fim de vida, algodão, palitos, linhas, areias, conchas trazidas da atividade da limpeza da praia que ocorreu em novembro, pequenos troncos da horta da escola, entre outros.
O trabalho começou por tomar forma à medida que se aplicava as colagens dos materiais. As tarefas foram distribuídas no sentido de incluir todos os alunos e adaptadas às suas dificuldades motoras.
Todos os alunos participantes deram o seu melhor, ficando muito orgulhosos do trabalho final.
Alunos participantes: Sara 5ºD; Ruben Melício, 6ºE; Cristiano 7ºA; Guilherme Vicente 8ºE; Márcio Boleto; Wike Fernandes 9ºE.