Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Sec. Dr. Ângelo Augusto da Silva (Funchal)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
O que motivou a escolha da paisagem representada : Ave “Bis-bis” ("Regulus madeirensis”)
Representação de uma ave endémica, muito comum e específica das serras, jardins e parques da ilha da Madeira: o “Bis-Bis “. No Funchal, freguesia de Santa Luzia, onde a escola pertence, nos miradouros e jardins, esta pequena ave sente confiança para se aproximar das pessoas que estão na sua pausa de lanche para, com os seus trinados alegres, conquistar as pessoas que agradadas com a beleza desta pequena ave lhe oferecem algumas migalhas. Chega até a pousar nas mãos das pessoas e cantar belas músicas.

Memória descritiva:
Representação de uma ave endémica, muito comum e específica das serras, jardins e parques da ilha da Madeira: o “Bis-Bis “. No Funchal, freguesia de Santa Luzia, onde a escola Básica e Secundária Dr. Ângelo Augusto da Silva se localiza, nos miradouros e jardins, esta pequena ave sente confiança para se aproximar das pessoas que estão na sua pausa de lanche para, com os seus trinados alegres, conquistar as pessoas que agradadas com a beleza desta pequena ave lhe oferecem algumas migalhas. Chega até a pousar nas mãos das pessoas e cantar belas músicas.
Foi proposto aos alunos, nas aulas de Educação Visual e Educação Tecnológica, pelos docentes que lecionam estas disciplinas, realizar uma composição plástica recorrendo a diversos tipos de papéis e aplicando a técnica da colagem. O trabalho foi de carácter individual tendo participado na pré-seleção para este concurso, uma centena e meia de alunos em cerca de 7 turmas do 2º ciclo. Este foi o trabalho vencedor! Após uma primeira pesquisa de imagens de flora e fauna características da região envolvente à escola, com colaboração indireta da disciplina de Ciências Naturais, os alunos desenharam em esboço a planificação do projeto com colagens de amostras de papéis possíveis a utilizar. Nesta metodologia de projeto, após a pesquisa de diversas imagens do animal/planta/ paisagem a representar e após o esboço e estudos de cor e de materiais, os alunos passaram então à concretização da “collage” com cola líquida ou cola de tubo UHU. Foram utilizados diversos tipos de papéis com características diferentes e foram aplicadas diversas técnicas de trabalho: rasgar, cortar, recortar, enrolar, torcer, vincar, frisar e colar. O nosso papel como professores foi o de orientar e aconselhar, apontando o que os alunos poderiam ou não melhorar, ajudando na resposta técnica de como melhor aplicar cada tipo de material.