Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola Básica de Penafiel Sul (Penafiel)
Escalão:
Fotos do trabalho:
O que motivou a escolha da paisagem representada?
– O que motivou a escolha da paisagem representada?
– A lustração em dimensão A3 é uma imagem criativa e representativa da paisagem/ habitat natural que visa dar a conhecer a biodiversidade e a geodiversidade natural caraterístico do concelho de Penafiel. De uma forma sucinta, pretendemos dar a conhecer as algumas das espécies presentes em Penafiel, incentivando à sua proteção e entusiasmo na procura e identificação das mesmas.
Memória descritiva:
Após a pesquisa, articulação de conhecimentos e reflexão sobre os critérios a ser cumpridos, indicados pelo Programa Eco-Escolas, deu-se início ao trabalho prático.
Na imagem 1: Tendo em consideração que o desenvolvimento da mensagem pretendida, optou-se por uma composição criativa e imaginada utilizando o alto relevo, recorte e colagem, para a representação do observado.
Na imagem 2: Tendo como base a inspiração, o fundo decidiu-se que seria em pedaços de papel de revista rasgado, em que as cores contextualizassem o meio ambiente natural: terra, água e ar, em equilíbrio.
Na imagem 3: Procedeu-se de seguida, à seleção da recolha efetuada, relativamente aos agentes responsáveis pela manutenção e preservação do equilíbrio ambiental envolvente.
Na imagem 4: Decidiu-se que, de forma a ficarem evidenciados/destacados do contexto, estes iriam ser colados em cartão canelado, para ficarem mais elevados do fundo.
Na imagem 5: De seguida e num processo criativo e procura do equilíbrio da composição, os diversos agentes (o pardal, a abelha, a joaninha, a cabra, a ovelha bordadeira, a sardonisca, o sapo, o tojo, a papoila, etc,), foram integrados e contextualizados em alto relevo.
Na imagem 6: O produto final foi o resultado da criatividade e imaginação dos alunos envolvidos, que criaram uma composição criativa e equilibrada e que tem por base dar resposta ao solicitado.
Memória descritiva do trabalho
Perante o desafio proposto e de forma a incentivar e estimular a curiosidade e a ligação à natureza (conhecer para proteger) foi proposto aos alunos, um olhar mais atento ao seu envolvimento quotidiano, uma vez que na sua maioria são provenientes do meio rural. Naturalmente, esse processo foi motivo de curiosidade e necessidade de aprofundar o conhecimento sobre vários factos, relativamente ao papel dos intervenientes observados, como agentes responsáveis pela polonização/reprodução, controle de pragas (vegetal e/ou animal), ou seja, pela manutenção e preservação do equilíbrio ambiental envolvente.
O pardal, a abelha, a joaninha, a cabra, a ovelha bordadeira, a sardonisca, o sapo, o tojo, a papoila, o pinheiro, o castanheiro, entre outros foram os elementos que despertaram mais interesse nos alunos envolvidos, sendo por isso o objeto de estudo dos mesmos.
Facilmente os alunos concluíram que para além da beleza natural dos observados, todos eles têm um papel muito ativo e de extrema importância para a manutenção do equilíbrio ambiental.
Neste trabalho participaram 12 alunos da turma C do 8.º ano de escolaridade que aplicaram as seguintes técnicas: ampliação e desenho, recorte e colagem de materiais de revista, jornais e similares, exploração do tridimensional/alto relevo.
Metodologia/Envolvimento dos alunos: Os intervenientes, para além de terem ampliado o seu conhecimento sobre a natureza, num ambiente divertido, também tiveram a oportunidade de se envolver com a arte de uma forma única. A atividade proporcionou uma experiência enriquecedora, estimulou a criatividade, o interesse pelo meio ambiente e reforçou a importância de atividades que complementam o processo de ensino e aprendizagem.
Coordenação deste Projeto: Docente de Educação Visual, em colaboração com a professora de Ciências Naturais e docentes do Programa Eco-Escolas.