Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola Básica André de Resende (Évora)
Escalão:
Fotos do trabalho:
O que motivou a escolha da paisagem representada?
No âmbito do desafio UHU “Collage: Paisagem do meu Concelho”, os alunos da turma C, do 7.º ano, foram sensibilizados para a preservação da biodiversidade e geodiversidade, nomeadamente da região alentejana. Em articulação interdisciplinar (Ciências Naturais, Educação Visual e Educação Tecnológica), os discentes estudaram uma zona em particular do concelho de Évora, o famoso Alto de São Bento. O Alto de São Bento é uma colina de granito, nome que se dá a um conjunto de rochas geradas a dezenas de quilómetros de profundidade, geralmente no interior das grandes cadeias de montanha. O Alto de S. Bento, pelo maciço granítico, pela preciosidade da flora e carga histórica é sem dúvida o mais admirável miradouro natural da cidade de Évora, razão pela qual foi selecionado pelos alunos para a realização deste trabalho. Por forma a valorizar o património natural e cultural do local, a Câmara Municipal de Évora procedeu à recuperação dos três moinhos existentes no local. Os moinhos transformados em laboratórios são, hoje, palco para diversas atividades lúdico-pedagógicas.
Memória descritiva:
Na ilustração efetuada, para além da flora, da fauna e da geologia da colina, os alunos preocuparam-se em representar um dos moinhos existentes no local. O relevo granítico da região, coberto nas suas encostas por vegetação serve de habitat a diversas espécies animais como, por exemplo, a salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), o sapo-parteiro-ibérico (Alytes eisternasii). Como exemplares da flora foram representados os sobreiros (Quercus suber), dos quais se extrai a cortiça (visível no tronco) utilizada para os mais diversos fins, assim como a salsaparrilha (Smilax aspera). No que respeita à geologia da colina, os famosos granitos do Alto de S. Bento, rochas magmáticas intrusivas, bem estudadas nas aulas de Ciências Naturais, evidenciam a sua textura fanerítica, ou seja, os seus minerais constituintes encontram-se bem desenvolvidos (quartzo, feldspatos e micas), razão pela qual se destacam à vista desarmada, os quais foram devidamente realçados no trabalho.
Todo o trabalho foi executado com recurso a materiais recicláveis, utilizando cartão, caixas de ovos, pequenos ramos, papel de revistas, cola UHU e tintas de várias cores.
Os alunos trabalharam muito motivados, organizados nas tarefas, de forma a concluírem o trabalho com êxito, cumprindo os objetivos propostos. Foram realizados vários grupos de trabalho pelo que se obtiveram várias ilustrações, contudo, atendendo à originalidade e qualidade técnica do trabalho foi selecionado este que enviamos a concurso.