Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola EB 2,3 Bernardim Ribeiro (Alcácer do Sal)
Escalão:
Fotos do trabalho:
O que motivou a escolha da paisagem representada?
A Vila do Torrão, sede da freguesia, teve Foral Manuelino em 20 de Dezembro de 1512, tornando-se sede de um concelho. Constituído, em 1801, pelas Freguesias de Torrão, Odivelas e Santa Margarida do Sado, este Concelho tinha 2413 habitantes e pertencia à Comarca de Setúbal.
A origem do nome Torrão, vem de Torrejam, que significa "torre grande". Na época Islãmica, o nome era hisn Turrus, segundo o Arqueológo António Rafael Carvalho.
Durante século XIX, este Concelho torranense foi integrado, no Concelho de Alvito, pertencente ao Distrito de Beja, com a excepção de Santa Margarida do Sado que transitou para o Concelho de Ferreira do Alentejo.
No entanto, em 1871, a Freguesia do Torrão passa a integrar o Concelho de Alcácer do Sal, que fez parte do Distrito de Lisboa até à criação do Distrito de Setúbal. Pouco depois, em 1936, a Freguesia de São Romão do Sado seria incorporada na do Torrão.
São vários os produtos regionais que podem ser certificados como genuinamente originários da freguesia do Torrão, recebendo proteção legislativa nacional e, a maioria, da União Europeia, seja por DOP (Denominação de Origem Protegida), por IGP (Indicação Geográfica Protegida), por VR (Vinho Regional) ou por ETG (Especialidade Tradicional Garantida), tais como:
Azeite DOP, com uma parte significativa da área da freguesia do Torrão, neste caso a única representante do concelho de Alcácer do Sal, está integrada na zona de produção deste azeite. É também conhecido por produção de queijo Serpa DOP e Vinho da Península de Setúbal e mel.
Memória descritiva:
Para a realização do trabalho submetido a concurso, os alunos trabalharam a literacia para a sustentabilidade, com foco na biodiversidade por forma a consciencializar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais e com isso, promover o desenvolvimento de competências nas áreas de investigação e expressão plástica.
Na disciplina de Ciências Naturais, os alunos da turma do 5ºano trabalharam a biodiversidade, pesquisando sobre paisagens do concelho e freguesia. Em Educação Visual e Tecnológica, o professor apresentou o concurso, falou na história da marca UHU, bem como da ave Bufo Real, cujo canto inspirou o nome da cola que todos conhecemos.
Depois, todos os alunos da turma realizaram pesquisa de imagens sobre paisagens. Depois de escolhidas as paisagens, realizaram o desenho projeto e efetuaram a pintura com materiais riscadores (lápis de cera e de cor). Posteriormente, com base no projeto, utilizaram revistas, jornais, cartolinas para reproduzir a ilustração da paisagem selecionada recorrendo à técnica da colagem.
Depois de finalizados todos os trabalhos, três deles foram colocados à votação da turma. O trabalho selecionado foi do aluno João Besugo, 5ºA