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Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Secundária Inês de Castro (Vila Nova de Gaia)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A divulgação foi feita pelos docentes de Ciências Naturais aos alunos das seis turmas do 8ºano, na sequência de uma visita de estudo à Praia de Lavadores, uma das zonas representativa da bio e geodiversidade da área próxima do local onde se situa a Escola Secundária Inês de Castro. Todos os alunos demonstraram uma grande motivação para aprender mais sobre os seres vivos e as formações geológicas encontradas no local. O currículo da disciplina de Ciências Naturais 7º e 8º ano desperta nos alunos a curiosidade natural sobre o que os rodeia, em termos da bio e geodiversidade, salientando sempre a formação de cidadãos responsáveis e respeitadores do mundo em particular da zona onde vivem.

Memória descritiva:
A recolha de dados no campo desenvolve competências inerentes à resolução de problemas e à tomada de decisões sobre questões que afetam a sociedade e o planeta Terra. A sua envolvência durante a visita de estudo foi notória, exploraram e fotografaram os seres vivos, as rochas e o mar e propuseram recolher amostras de areia, outras rochas e conchas diversas. Também levaram sacos de lixo e luvas para recolherem lixo na praia, revelando uma atitude cívica e consciente da preservação do meio ambiente. Em sala de aula, foi-lhes proposta a realização de ilustrações, utilizando a técnica de collage representativa da paisagem, predominantemente natural, do concelho da escola.
Todos procuraram participar na atividade com trabalhos que demonstravam originalidade e criatividade que superaram a proposta inicial. A generalidade dos alunos optou por técnicas e materiais de expressão plástica aprendidas nas disciplinas de Educação Visual e Educação Tecnológica e cujos docentes contribuíram para acrescentar pequenos retoques aos trabalhos. Os desenhos e maquetes apresentadas recorreram sempre a colagens dos materiais recolhidos na praia.
Segue-se a memória descritiva, realizada por um grupo de alunos, cujo trabalho representa a praia de Lavadores:
“O nosso trabalho foi motivado pela visita de estudo à praia de Lavadores, onde observamos e fotografamos a paisagem, os seres vivos, as rochas e as pocinhas de maré. As algas verdes, como a alface do mar e as castanhas, como a bodelha e os animais como os caranguejos, os bivalves e os gastrópodes foram os mais nos despertaram a curiosidade. Quanto às rochas observamos no granito formas notáveis que se formaram principalmente pela ação erosiva do mar e a areia, macia e grosseira. Também recolhemos amostras de areia, pequenos pedaços de granito, conchas diversas e no final fizemos a recolha de lixo na praia. Nas aulas discutimos como representar a zona da praia e resolvemos criar uma maquete, recorrendo à técnica collage. O objetivo era representar a praia de Lavadores com o seu ambiente natural e antrópico, uma vez que perto da praia existem prédios, ruas e o passadiço, os habitats de diversos seres vivos e os seres vivos. No cartão pintamos a azul o mar e na zona de rebentação as ondas. Com cola líquida UHU colamos areia para representar a praia e pequenas conchas de búzios e bivalves. Também representamos as pocinhas de maré colando papel pintado entre pequenas rochas que trouxemos da praia. Como as gaivotas também estavam na praia desenhamos, pintamos e colamos na maquete. Os prédios e os passadiços foram feitos em cartão e colados também na maquete. Adoramos fazer este trabalho pois a nossa escola está muito próxima do mar e apesar de irmos à praia não conhecíamos alguns dos seres vivos e conseguimos compreender melhor as formas lindas que o granito tem. Todos nós devemos cuidar do mar e das praias se queremos que o nosso futuro seja melhor.”