Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB do Ramalhal (Torres Vedras)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A paisagem escolhida faz parte da história trabalhada e permite dar a conhecer alguns elementos da biodiversidade e geodiversidade do concelho de Torres Vedras e incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa, com foco na Praia de Santa Cruz.

Memória descritiva:
A Escola Básica de Ramalhal situa-se na freguesia de Ramalhal, concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa.
O trabalho foi elaborado pelos alunos da turma do 1.º ano, com a orientação da professora titular, Sílvia Ricardo Fraústo.
Esta atividade teve como principais objetivos dar a conhecer alguns elementos da biodiversidade e geodiversidade do concelho de Torres Vedras e incentivar a ligação à natureza pela comunidade educativa, com foco na Praia de Santa Cruz.
Após a receção na escola da autora Susana Marques e da ilustradora Olga Neves, da obra “O pequeno grão de areia”, alusiva ao Penedo do Guincho, os alunos procederam à pesquisa de imagens e fotografias, de forma a planificar a composição plástica.
Foram exploradas as características geológicas e a biodiversidade existente na região.
A collage representa o Penedo do Guincho, composto por “depósitos arenítico-conglomeráticos, interpretados como turbiditos da Formação de Abadia”, por Sour fig (Carpobrotus edulis), conhecidos na região por “chorões”, o extenso mar (Oceano Atlântico) e o dourado areal, característico da nossa costa.
Para a construção da collage, foi utilizada cola UHU, cartão (rolos de papel), restos de papel celofane, restos de papel seda, restos de musgami, algodão, aparas, lã, restos de cartolina e folhetos publicitários de supermercados.
Todos os alunos participaram ativamente, tendo o trabalho sido produzido por eles, na sua totalidade.
Os alunos compreenderam como se processa o fenómeno da erosão e aprenderam mais sobre os seres vivos (plantas e animais) que vivem nas praias do nosso concelho.
A atividade transformou a visão dos alunos, tendo ficado sensibilizados e mais atentos ao que os rodeia e à necessidade de proteger a Natureza.
A professora,
Sílvia Ricardo Fraústo