Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB de Cotovia (Sesimbra)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
O concelho de Sesimbra tem grande parte do seu território em zona rural, ou “o campo”, como normalmente é designada, sendo que a EB da Cotovia aí se localiza. A vila de Sesimbra tem o mar aos seus pés e é ladeada pela serra da Arrábida, sendo este ambiente de serra e mar riquíssimo na sua biodiversidade, nomeadamente numa das suas espécies autóctones- a raposa vermelha - que faz alguns “passeios” pela zona, sendo visível várias vezes pelos sesimbrenses e sendo motivo de curiosidade.
A paisagem representada tem como objetivo dar a conhecer a biodiversidade e a geodiversidade do nosso concelho de Sesimbra, no sentido de que dar a conhecer a realidade do meio ambiente circundante é um meio de sensibilizar as crianças e as suas famílias para a riqueza da nossa biodiversidade e para a necessidade da sua proteção.

Memória descritiva:
Pela importância da raposa na biodiversidade, o grupo decidiu pesquisar sobre esta espécie e explorar um projeto de construção de um painel com a técnica “Collage” de uma “Raposa vermelha da serra da Arrábida”. Foram abordadas todas as áreas de conteúdo das orientações curriculares da Educação Pré-Escolar de forma transversal, nomeadamente no âmbito das áreas de Conhecimento do Mundo, Expressão e Comunicação (domínio da linguagem, e da matemática e educação artística) Formação Pessoal e Social.
As crianças realizaram pesquisas na internet, viram vídeos sobre a raposa vermelha existente na Arrábida, ouviram algumas fábulas sobre a raposa e decidiram fazer desenhos sobre a mesma.
Seguidamente em grande grupo, observaram fotografias da raposa no seu habitat e escolheram uma delas para ser representada no painel.
Depois de selecionada a imagem, as crianças foram organizadas em grupos, dividiram-se tarefas e passaram à recolha dos materiais necessários para a sua realização. Na construção do painel as crianças começaram por escolher revistas com imagens de diversos tons, os mais claros e os mais escuros. Seguidamente, utilizaram caixas de cartão para fazer o relevo de cada uma das partes: a serra, o corpo da raposa e a pedra. Em cada parte do relevo colaram o papel de revista devidamente rasgado e selecionado pelos tons, bem como tecido recortado. Nesta fase, foi trabalhada a matemática, na contagem, seriação e classificação. Para a cabeça da raposa e corpo usaram-se pedaços de tecido e as crianças recortaram-no e colaram-no com Cola UHU. Com este trabalho as crianças reutilizaram materiais, usaram produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas, desenvolvendo competências na área da formação pessoal e social, bem como trabalharam a área da expressão/comunicação, nomeadamente quando ouviram as fábulas.
Os materiais utilizados, para além da cola UHU, foram essencialmente cartões de embalagens, papéis de revistas com as cores azul, verde e castanho e cinza.
Também se utilizaram restos de lãs e tecidos e para a moldura foi utilizado Líquen (musgo da árvore).
Os recursos utlizados foram: Livros de histórias (fábulas), Sites de vídeos da web, tesouras e lápis de carvão para desenhar. Usaram-se os recursos tecnológicos de utilização do computador e o uso de máquina fotográfica digital.
Técnicas utilizadas: Rasgagem, Colagem e Recorte.
Com este trabalho as crianças reutilizaram materiais, usaram produtos que respeitam o equilíbrio dos ecossistemas, desenvolvendo competências na área da formação pessoal e social, bem como trabalharam a área da expressão/comunicação, nomeadamente quando ouviram a história.
Aqui está resumido todo o trabalho desenvolvido, ao longo do ano, em torno do programa eco escolas e será exposto na entrada do Jardim de Infância apelando a que todos respeitem os ecossistemas e em particular a biodiversidade da Arrábida sugerindo a proteção do meio e em particular desta espécie de raposa.