Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Básica de Atouguia da Baleia (Peniche)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
O que motivou a escolha da paisagem "Cabo Carvoeiro": foram escolhidos com cuidado, as melhores representações das paisagens e das espécies, nunca esquecendo o airinho e o corvo marinho. Sentimos a vontade de proteger, e ajudar a respeitar e a manter a biodiversidade da nossa região. Queremos alertar para quando se visitam espaços tão protegidos como o Cabo Carvoeiro e as Berlengas, devemos ser muito cuidadosos em trazer todos os desperdícios connosco, não devendo ficar nenhum papelinho no chão, por isso fizemos esta colagem com reutilização de vários papeis.

Memória descritiva:
O que é: trabalho com base de folha A3, utilizando a técnica de colagem, realizada com reaproveitamentos de vários tipos de papel. Papel de embrulhar documentos para o arquivo morto, cedido pela secretaria; restos de papéis usados nas exposições da celebração dos 50 anos do 25 de abril, papel de jornais e revistas; e desenhos dos alunos.
Porque fizemos: construímos estas colagens para ilustrar a biodiversidade do nosso concelho, tendo escolhido com cuidado, as melhores representações das paisagens e das espécies, nunca esquecendo o airinho e o corvo marinho. Sentimos a vontade de proteger, e ajudar a respeitar e a manter a biodiversidade da nossa região. Queremos alertar para quando se visitam espaços tão protegidos como o Cabo Carvoeiro e as Berlengas, devemos ser muito cuidadosos em trazer todos os desperdícios connosco, não devendo ficar nenhum papelinho no chão, por isso fizemos esta colagem com reutilização de vários papeis. Mesmo não vendo estas espécies que desenhamos, elas estão a olhar para nós, e mesmo com muito cuidado, interferimos sempre com o seu habitat.
Como fizemos: numa base de papel cavalinho, desenhámos paisagens belas do nosso concelho, como por exemplo as Berlengas, a Papôa e o Cabo Carvoeiro, a partir de recolha de imagens. Depois fizemos o levantamento das principais espécies endémicas e nativas da nossa região. Desenhámos sobre papel de rascunho, e colámos sobre papel reaproveitado das exposições do 25 de abril. Usámos o papel de jornal para fazer texturas das rochas, e a parte colorida das revistas para fundos e outras partes com mais cor. Escolhemos por votação os melhores trabalhos de paisagem, e colámos as imagens desenhadas das espécies sobre eles. Todos os desenhos foram escolhidos para melhor representar a nossa região. Os papéis aproveitados mostram que somos todos capazes de mudar as nossas acções e de conseguirmos reaproveitar mais, e mesmo assim termos bons resultados, como se usássemos sempre papeis novos e coloridos. Fomos muito cuidadosos na representação do airinho e do verdelhão, por serem duas espécies muito especiais do nosso concelho.