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Trabalhos 2023/2024

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Escola Básica Integrada Sá Couto (Espinho)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A escolha da paisagem representada: o mar, a praia e as dunas, foi motivada pela proximidade e conexão íntima que os alunos têm com a praia de Espinho, que é uma cidade conhecida como a “Rainha da Costa Verde”, pelas suas belas praias e pela riqueza da sua biodiversidade e geodiversidade. Este é um concelho costeiro abençoado com uma diversidade única de vida marinha, aves costeiras e flora adaptada às dunas, além de apresentar formações geológicas fascinantes.
Além disso, estes elementos naturais desempenham um papel vital na identidade local, proporcionando não apenas beleza, mas também sustento económico e recreação para a comunidade.

Memória descritiva:
O projeto envolveu todos os alunos da turma SC3A. Para representar a biodiversidade e geodiversidade do litoral de Espinho, os alunos utilizaram uma variedade de materiais reciclados e naturais, incluindo revistas velhas, restos de papéis diversos, com texturas e cores diferentes, paus de madeira, fios...
Antes de iniciar o trabalho prático, os alunos dedicaram algum tempo à pesquisa sobre os diversos aspetos da biodiversidade e geodiversidade do litoral de Espinho. Eles exploraram alguns elementos da fauna e flora marinhas, das aves costeiras migratórias, das espécies vegetais adaptadas às dunas, bem como as características geológicas que moldam a paisagem costeira.
A integração curricular foi uma parte fundamental do projeto, com várias disciplinas a estarem envolvidas. O Estudo do Meio proporcionou o conhecimento científico sobre a biodiversidade marinha e terrestre, explorou a formação e evolução das paisagens costeiras, a arte contribuiu para a expressão criativa das formações geológicas, e a Cidadania e Desenvolvimento, na área da Educação Ambiental, promoveu a consciencialização sobre a importância da preservação e conservação deste ecossistema natural.
O envolvimento dos alunos foi notável, os 20 alunos da turma participaram ativamente do projeto. Eles trabalharam em equipa para realizar uma série de tarefas sequenciais, desde a pesquisa inicial até à criação das diferentes partes da paisagem litoral. Cada aluno desempenhou um papel único, contribuindo com as suas habilidades e o seu talento para o resultado final, ajudando a garantir o sucesso do trabalho e a manter o foco na qualidade técnica e na originalidade.
A professora atuou como facilitadora, orientadora e motivadora, incentivando os alunos a explorarem as suas ideias criativas e a envolverem-se plenamente no projeto.
A originalidade e a qualidade técnica do trabalho estão visíveis no detalhe da representação da biodiversidade e geodiversidade do litoral de Espinho. O trabalho reflete o cuidado e o compromisso dos alunos com a representação precisa do seu património natural. O resultado final foi uma obra de arte única e inspiradora que não só reflete a beleza, mas também a importância da biodiversidade e geodiversidade do litoral de Espinho, transmitindo uma mensagem poderosa sobre a necessidade de proteger e preservar esse tesouro natural para as gerações futuras.