Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Básica Nº1 de Frazão (Paços de Ferreira)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
O que motivou os alunos na realização da escolha da paisagem do Parque Urbano de Paços Ferreira foi o facto de ela estar localizada no coração da cidade. A ilustração da paisagem representa uma floresta com várias árvores de freixos e carvalhos vermelhos, vedado por um muro de pedra rústica, que embeleza pelas suas lindas cores vibrantes o paisagismo desta localidade. Os alunos apreciaram a sua beleza singular, que encanta os observadores da natureza, especialmente em áreas rurais e semi-urbanas, como Paços de Ferreira. Numa visita ao parque, no âmbito da educação ambiental, os alunos observaram atentamente a fauna, a flora, os elementos geológicos presentes, fazendo registos fotográficos e anotações sobre o que observaram. A aula foi uma abordagem para os vários domínios de conhecimento sobre a biodiversidade do planeta e variedade de espécies. Em conclusão, a obra de collage convida à reflexão sobre a importância da preservação ambiental e da valorização da identidade cultural de Paços de Ferreira.

Memória descritiva:
Os alunos selecionaram a imagem do parque urbano de Paços de Ferreira como pano de fundo e representaram a rica biodiversidade e geodiversidade do parque, promovendo a sensibilização para a importância da preservação dos Espaços Verdes de Paços de Ferreira. A collage promove a aprendizagem lúdica e interativa sobre o meio ambiente. A realização desta atividade teve como objetivo o aumento da literacia para a sustentabilidade, educando para a manutenção, preservação dos ecossistemas desenvolvendo as competências nas áreas de investigação, na disciplina do Português, Estudo do Meio, Expressão Plástica desenvolvendo a motricidade fina e a coordenação viso-motora. A paisagem foi um recurso didático integrador no processo de ensino- aprendizagem.
A atividade foi realizada pela turma do 4ºano de escolaridade. O papel da professora foi orientar os alunos em todas as etapas da atividade, desde a pesquisa até à apresentação final. A professora monitorizou os alunos na seleção dos materiais de desgaste e a organização do trabalho por etapas. Os alunos desenharam o esboço da paisagem com uma folha de decalque e começaram a preencher os vários espaços dos elementos principais da paisagem. Por fim, fizeram a montagem do arvoredo. A collage começou a ganhar forma, com a articulação de todos os elementos que criaram uma paisagem natural, com efeito 3D utilizando várias texturas de papeis e cores. Os recursos utilizados foram cola UHU, papel decalque, marcadores, lápis, tesouras, folha A3, revistas de decoração, jornal e papel de parede. O desafio foi abraçado com alegria e todos contribuíram com empenho, na realização do trabalho com qualidade técnica e artística.
“Os artistas concentram-se em mostrar ou retratar as paisagens tal como as observam, sendo a natureza um presente que devemos cuidar para as futuras gerações."