Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB da Alumieira (Aveiro)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A Escola Básica da Alumieira inscreve-se num espaço natural privilegiado, devido à sua proximidade com a Ria de Aveiro, por um lado, e a mata de Mataduços, por outro lado, que comunicam em perfeita harmonia e oferecem longas caminhadas e passeios por passadiços e trilhos, permitindo uma experiência imersiva em ambientes naturais deslumbrantes e únicos.
Localizada no esteiro de Esgueira, a Ribeira de Esgueira, uns dos canais da Ria que se prolonga a partir da zona norte da cidade de Aveiro, é considerada como património natural da região. O cais, construído no início do século XXI, serve de ponto de referência para quem quer conhecer este troço dos passadiços que se prolongam até Vilarinho, na Freguesia de Cacia.
A escolha desta paisagem foi motivada, em primeiro lugar, por se enquadrar num dos projetos da nossa escola, “Passo a Passo na Comunidade”. Este projeto pretende que os alunos conheçam melhor a sua “terra”, como também criar hábitos de vida saudável, através de caminhadas realizadas com a frequência de, pelo menos, uma vez por mês. Por outro lado, nos DAC (Domínios de Autonomia Curricular), o grupo do 3º ano decidiu, este ano letivo, explorar o património local (histórico, cultural e, sobretudo, natural). Neste âmbito, os alunos desenvolveram os seus projetos à volta dessa temática e, através das suas pesquisas, ficaram a conhecer melhor a sua região, a sua diversidade e suas riquezas naturais.

Memória descritiva:
Esta ilustração foi um trabalho coletivo, realizado pelos 19 alunos da turma do 3ºF da Escola da Alumieira, com o apoio dos seus professores. Aproveitando os projetos desenvolvidos no quadro dos DAC, os alunos sugeriram retratar, na ilustração, uma paisagem familiar e que muito apreciam, nomeadamente, o Cais da Ribeira de Esgueira.
Para a sua realização, foram utilizados materiais existentes na sala de aula, sobras de anos anteriores (papel crepe, feltro) e materiais recicláveis (saco de papel do pão, embalagem do leite, corda de embrulho, revistas).
Para começar, foi feito, com recurso ao projetor, um esboço da paisagem, a lápis de carvão. A seguir, foram escolhidos os materiais para cada elemento da ilustração (mata, ria, passadiços, …). Os alunos foram recortando ou rasgando os papéis que sobrepuseram em várias camadas, para a ria e o céu. Fizeram bolinhas de papel crepe, para a folhagem de duas árvores. Para simular a mata, traçaram e recortaram formas de folhas que, também, colaram em várias camadas. Para os passadiços, recortaram, na embalagem do leite escolar, vários retângulos, que cortaram à medida, de acordo com o esboço. A recriar as estacas, foi usado o feltro. O cordão de embrulho serviu para fazer a ligação entre as estacas. Para os canaviais, usaram-se folhas da revista enroladas. Por fim, recortaram as letras que colaram nos passadiços, para identificar a paisagem do concelho escolhida.
Foi um trabalho que exigiu muito tempo e minucia, mas os alunos estiveram plenamente envolvidos e demonstraram empenho no decorrer das várias etapas do desafio, revelando entusiasmo.