Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Básica de Cimo de Vila (Felgueiras)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
No momento da elaboração do plano de ação da escola ao nível do programa eco-escolas e levando em consideração as atividades propostas pela ABAE verificamos que esta atividade se podia articular com a disciplina de Estudo do Meio nas seguintes aprendizagens essências do 3º e 4 anos:
a) Relacionar datas e factos importantes para a compreensão da história local (origem da povoação, batalhas, lendas históricas, personagens/personalidades históricas, feriado municipal);
b) Reconhecer vestígios do passado local;
c) Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides.
Com o estudo dos símbolos locais, os alunos verificaram que o sardão faz parte do brasão da freguesia. Na parte inferior do mesmo, contem um sardão verde, o qual representa o nome por que é reconhecido, desde tempos imemoriais, o povo da freguesia…
Partiu-se então à descoberta da razão desse símbolo.
A Refontoura é uma freguesia que surge documentada pela primeira vez em 1220, e teria surgido no lugar da Cividade como comprova o dólmen descoberto. O povo chama-lhe o Monte do Côto.
Nesse monte, um pouco agreste e rochoso, há uma casa chamada “ Casa da Torre”.
É um solar senhorial com capela onde existe na escadaria em pedra um motivo que é responsável pelo apelido dos seus habitantes, os Sardões.
Foi através do estudo feito e a observação da paisagem que surgiu o trabalho apresentado nesta atividade “Collage Paisagem do meu Concelho”.

Memória descritiva:
Os alunos através do estudo, pesquisa e observação dos símbolos locais e de fontes documentais, recolheram ideias para a elaboração do trabalho.
Com a observação da bandeira da freguesia desenharam o modelo de sardão transportando-o para o trabalho.
Depois, as turmas do terceiro e quarto anos elaboraram o seu trabalho utilizando diferentes técnicas de execução e do quais são apresentadas fotos.
Para a realização dos trabalhos do Sardão usou-se:
- mistura de cereais - sardão
- copos de café - sol e plantas
- caixas de cartão - flores, plantas, tronco, árvores, sardão (bolas)
- saco de café - olho
- sacas de papel e jornais - fundo da paisagem
- cola líquida UHU
- tintas acrílicas
- folhas verdes – árvores
- recortes de revistas, jornais...
- recurso à arte de papel rasgado.
Nos trabalhos poder-se-á ver o sardão no seu habitat natural, assim como as suas caraterísticas físicas e de adaptação ao meio ambiental envolvente.