Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola Profissional Vértice (Paços de Ferreira)
Escalão:
Fotos do trabalho:
O que motivou a escolha da paisagem representada?
O nosso trabalho resulta da composição de várias imagens de animais como por exemplo: o coelho, mocho e borboleta e de várias plantas como por exemplo: folhas de eucalipto, de sobreiro de carvalho, um girassol e outros tipos de flores. Todos estes elementos fazem parte do ecossistema local, podendo ser observadas no Parque Urbano de Paços de Ferreira. No ano letivo anterior, orientados pelos técnicos do Observatório Municipal realizamos a visita orientada e de observação ao bosque do Parque Urbano da cidade de Paços de Ferreira no sentido de conhecer elementos próprios do ecossistema local.
Memória descritiva:
Enquadrando no tema da Biodiversidade do programa Eco Escolas a turma do 11º ano da Escola Profissional Vértice foi novamente desafiada a participar numa das iniciativas, em concreto, no “desafio UHU”. Esta proposta foi-nos desafiada no âmbito de duas disciplinas : Área de Estudo da Comunidade e Área de Expressões com o objetivo de trabalhar a importância da biodiversidade no nosso concelho de Paços de Ferreira. A biodiversidade pode ser definida, de maneira resumida, como a riqueza de espécies dos ecossistemas . Esse conceito relaciona-se com o número de espécies de um local, mas também com a variação entre organismos da mesma espécie e sua abundância. A biodiversidade refere-se à variedade de vida no nosso planeta (espécies, animais). Um ambiente mais rico e diversificado é, de fato, também mais sustentável, garantindo vida e prosperidade para aqueles que o habitam, sejam eles humanos, animais ou plantas. Para realizarmos este trabalho, constituímos um grupo constituído por três elementos na qual começamos a pesquisa sobre a biodiversidade no concelho onde estamos localizados. De seguida, selecionamos as imagens e mandamos um correio eletrónico para a reprografia da Escola para a impressão das fotografias. Enquanto estávamos à espera das fotocópias escolhemos as cartolinas que iríamos utilizar. Posteriormente, dirigimo-nos para a sala de aula e distribuímos diferentes tarefas por cada membro do grupo, sendo que uma aluna recortou, outra aluna colava com cola UHU as imagens na cartolina, e por último, um elemento do grupo decidida o espaço onde iria colocar as imagens selecionadas. O nosso trabalho resulta da composição de vários animais como por exemplo: o coelho, mocho e borboleta e utilizamos imagens de várias plantas como por exemplo: folhas de eucalipto, de sobreiro de carvalho, um girassol e outros tipos de flores. Todos estes elementos fazem parte do ecossistema local. Por fim, demos por terminado o nosso trabalho e entregamos às professoras responsáveis pela atividade.