Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

C.A.T.L Beija Flor - Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande (Ribeira Grande)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
Numa primeira fase apresentamos às nossas crianças o Desafio UHU Collage Paisagem do meu Concelho, quais eram os seus objetivos, qual o trabalho a desenvolver no que diz respeito à pesquisa para melhor conhecer a espécie e a técnica que teríamos de utilizar na realização do trabalho.
Foi pedida a colaboração dos pais no sentido de explorarem com os seus filhos quais as espécies, tanto de animais como de plantas, que caracterizam o nosso concelho.
Chegou-se à conclusão que o animal que devíamos representar é o cagarro, que vive mesmo à nossa beira mar e o qual ouvimos muitas vezes à noite. Após fazermos uma pesquisa do seu habitat verificamos que perto dele há, também, uma flor muito característica desta paisagem, vidália, que, também, decidimos representar no desafio Collage Paisagem do meu Concelho.
Nas noites de verão, o som dos cagarros é muito característico no nosso concelho sendo, deste modo, um bom exemplo que carateriza a nossa paisagem.

Memória descritiva:
Para melhor conhecermos o nosso cagarro lemos o livro “A História do Zeca Garro” de Filipe Lopes e Carla Goulart Silva que, de uma forma diferente, deram-nos a conhecer os hábitos e desafios desta espécie. Também, aprendemos um pouco mais sobre a necessidade do respeito pelos outros e a importância da proteção da natureza.
Para além disto, vimos os vídeos “S.O.S. Cagarro” e “Vem salvar um cagarro” onde aprendemos como é feito o resgaste dos cagarros perdidos.
Para a realização do Collage Paisagem do meu Concelho, pesquisamos várias paisagens e fizemos um desenho sobre uma paisagem típica do nosso concelho. Depois, surgiram várias ideias quanto aos materiais a utilizar, tendo o cuidado de fazer só com materiais reutilizados.
Deste modo, consoante as partes do desenho a decorar fomos escolhendo quais os materiais mais indicados para o mesmo e reutilizamos lã, sarapilheira, botões, pedras pequenas, pedaços de jornais e revistas, pedaços de papel, , espuma de enchimento e glitter.