Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Redbridge School (Lisboa)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
Estas aves verdes têm sido cada vez mais avistadas em Lisboa. À primeira vista, parecem espécies exóticas, mais típicas de climas tropicais. Uma pesquisa na Internet permitiu descobrir que este tipo de ave é o periquito-de-colar (Psittacula krameri), originariamente de África e da Ásia e que se estabeleceu em Portugal, principalmente em Lisboa, a partir dos anos 70. Acredita-se que tenham fugido de cativeiro, pois estas aves exóticas são muito procuradas como animais de companhia. Desde 1999 que está listada como espécie invasora porque compete com espécies nativas por espaço (para ninhos) e comida e reproduzem-se com muita facilidade.
Achámos interessante representar uma paisagem com este periquito porque cada vez se veem mais na zona da nossa escola.
(Fontes: https://spea.pt/aves/periquito-de-colar/ e https://www.cienciaviva.pt/aprenderforadasaladeaula/index.asp?accao=showobj&id_obj=2866)

Memória descritiva:
A turma do 6ème (equivalente ao 6º ano da secção Francesa) tirou fotos de animais no parque e no bairro onde a escola se localiza. Foram realizados quatro projetos de collage. O presente projeto, de autoria dos alunos M.,M., S. e Y., foi o selecionado para ser submetido.
Descrição do processo de elaboração da Collage:
1) Usámos as fotografias para termos um modelo e uma textura como exemplo.Praticámos individualmente para ver como é que nós íamos desenvolver o projeto e quais eram os nossos pontos fracos e fortes.
2) Escolhemos grupos e decidimos o animal e começámos a trabalhar.
3) Começámos a desenhar o animal que o grupo escolheu, porque achávamos que todos no grupo sabiam desenhar o pássaro que escolhemos.
4) Numa folha fizemos o desenho em grande com cor: a parte de trás é toda azul para representar o céu e a textura é em verde com papéis em cima de outros para fazer a textura do pássaro verdadeiro.
O M. e o S. procuraram papéis e fizeram-nos em pedaços. A M. fez o esboço do desenho e pintou as folhas para dar contraste ao pássaro. A Y. colou as peças e acrescentou sombreado aos papéis.
5) Utilizámos papel colorido, lápis de cor, canetas, recortes de revistas e cola.