Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB 2,3 Integrada de Pedras Salgadas (Vila Pouca de Aguiar)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
Quando foi solicitado aos alunos da turma BP do 8º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, a pesquisa e escolha de uma paisagem representativa do seu concelho, a aluna Matilde Cruz, autora deste trabalho, propôs a recriação de uma paisagem que contemplasse um dos seus animais preferidos característicos desta região. Assim, realizou uma pesquisa sobre o corço Capreolus capreolus, um animal que ela espera um dia poder ver ao vivo e a cores.

Memória descritiva:
A participação nesta atividade foi proposta a todos os alunos da turma BP do 8º ano. Cada elemento da turma recriou, segundo a técnica "Collage" uma paisagem característica da região, onde decidiram destacar um elemento característica da sua biodiversidade. Os trabalhos foram depois alvo de uma seleção realizada pelos professores de Educação Visual da escola. O trabalho seleccionado para participar neste concurso foi o trabalho da aluna Matilde Cruz.
O título que a Matilde apresentou para o seu trabalho foi " O corço no prado". Na sua pesquisa a aluna verificou que este animal tem como habitat zonas de bosque, onde possui o seu abrigo, intercaladas com prados abertos ou campos agrícolas, onde se alimenta, em geral no período noturno ou ao amanhecer. Uma vez que pretendia destacar a beleza deste animal, escolheu representá-lo num prado, já que o factos de a vegetação ser mais baixa, permitiria evidenciar melhor o animal.Optou por representar uma cria e por isso destacou algumas manchas na pelagem mais claras, características destes animais na fase juvenil.
Os materiais utilizados foram maioritariamente restos de papel, nomeadamente o aproveitamento de cartolinas e outros tipos de papel velhos usadas noutros trabalhos. A Matilde também aproveitou restos de feltro, que tinha em casa.
A aluna,tal como toda a turma, esteve muito envolvida nesta atividade, quer na consecução do trabalho, quer na recolha de materiais que poderiam ser usados. Foi ainda importante espírito de entreajuda verificado na turma e em particular com este trabalho. O trabalho da Matilde foi um dos mais trabalhosos , em termos de técnica e foi muito bom ver que outros alunos, depois de terem acabado o seu trabalho, se voluntariaram para ajudar a Matilde a cortar papel em forma de bolinhas, ou a enrolar papeis, para que ela conseguisse terminar o seu trabalho.