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Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB 2,3 Julio Saúl Dias (Vila do Conde)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A garça-branca é um visitante comum em várias regiões de Portugal. Estas aves podem ser vistas em áreas húmidas, como rios, lagoas e zonas costeiras, onde encontram seu habitat ideal para alimentação e reprodução.
Em Vila do Conde, localidade da EB2,3 Julio Saúl Dias, a garça-branca pode ser observada ao longo do Rio Ave e nas áreas estuarinas próximas. A presença desta ave é um indicador de um ambiente saudável e com grande biodiversidade.
Além de sua importância ecológica, as garças-brancas são também uma atração para observadores de aves e fotógrafos. Estes amantes da natureza podem recorrer à área protegida mais antiga de Portugal (com elevada importância histórica no panorama ornitológico português), a Reserva Ornitológica de Mindelo (ROM), para capturarem imagens da garça-branca no seu habitat natural.
A observação destas aves contribui para a consciencialização sobre a necessidade de preservar os habitats naturais e a biodiversidade.
As razões elencadas anteriormente motivaram a escolha dos alunos pela garça-branca.

Memória descritiva:
Utensílios: Lápis HB, borracha, afia, cola, tesoura, x-ato, régua.
Materiais: EVA, papel de gramagem superior, papel marmoreado.
Técnicas: Desenho, corte e recorte, colagem.
Turmas envolvidas: 5ºC, 6ºC.
Professor de Educação Visual e Educação Tecnológica: Jorge Basílio
Tema: Garça no canavial.
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas D. Afonso Sanches (AEDAS)/Escola Básica 2,3 Julio-Saúl Dias de Vila do Conde.
Ano letivo: 2023/24.
Descrição da tarefa:
1. Exploração da ideia / pesquisa / criação do projeto / esboço;
2. Seleção dos materiais adequados (suportes, colas);
3. Transposição para o suporte selecionado, através de mesa de luz;
4. Corte e recorte das formas;
5. Preparação do suporte;
6. Disposição (organização espacial);
7. Colagem das formas criadas;
8. Secagem.
O trabalho foi realizado no mês de maio.
Durante a realização do mesmo, os alunos manifestaram muito empenho e interesse corroborando o alcance dos objetivos definidos no âmbito do desafio UHU nomeadamente: estimular através de atividades práticas o aumento da literacia para a sustentabilidade em geral e biodiversidade em particular; educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas nacionais e desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica.