Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Básica e Secundária D. Manuel Ferreira Cabral (Santana)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
O que motivou o aluno a escolher a paisagem representada foi a vontade de enaltecer e ajudar a divulgar e promover a Reserva Natural da Rocha do Navio, local emblemático de forte potencial turístico, no concelho de Santana.

Memória descritiva:
A Escola Básica e Secundária Bispo D. Manuel Ferreira Cabral sugeriu este desafio aos alunos das turmas 1 (20 alunos) e 3 do sétimo ano (18 alunos), no âmbito da disciplina de Educação Visual e turma 1 do nono ano no contexto das aulas de Expressão Plástica (12 alunos), em articulação com as disciplinas de Ciências Naturais e Geografia. Após o desenvolvimento de alguns estudos prévios, os alunos procederam à conceção de uma composição visual de caráter individual. Foi dada a possibilidade a cada aluno de escolher a paisagem a representar e o processo de elaboração do projeto, sob a orientação da docente de Educação Visual e Expressão Plástica.
Após a fase de aperfeiçoamento e conclusão das produções visuais, passou-se à seleção de um trabalho por turma, de acordo com a perceção e avaliação dos alunos. As três produções mais votadas foram ao encontro dos objetivos deste projeto, na perspetiva dos mesmos e da docente. Depois, efetuou-se uma reunião com as coordenadoras programa Eco-Escolas e a professora acima mencionada, a fim de se apurar o trabalho a submeter a concurso, em conformidade com o estipulado no regulamento do desafio UHU.
Esta produção visual consiste na representação da Reserva Natural da Rocha do Navio. O sítio da Rocha do Navio localizado no litoral Norte da Ilha da Madeira, no concelho de Santana, é, desde 1997, uma reserva exclusivamente marinha. Contando com uma área total de 1710 hectares, esta reserva estende-se por 6259 metros da linha de costa compreendidos entre a Ponta do Clérigo, a leste, e a ponta de São Jorge, a oeste, sendo também delimitada pela linha definida pela preia-mar máxima e a batimétrica dos 100 metros, incluindo ainda o ilhéu da Rocha das Vinhas e o ilhéu da Viúva (também conhecido como ilhéu da Rocha do Navio), bem como as respetivas áreas marítimas. A área marinha da Rocha do Navio corresponde à Zona Núcleo Marinha da Reserva da Biosfera, Santana, Madeira, e como tal, o uso do seu território encontra-se devidamente regulamentado, bem como dispõe de vários estatutos de proteção.
No que diz respeito aos materiais usados, o aluno utilizou predominantemente jornais e revistas e reutilizou cartazes inutilizados, a partir de cartolinas azuis. Verifica-se uma preocupação em respeitar a paisagem em termos morfológicos e em expressar a diversidade de habitats. Destacam-se as falésias com flora endémica das costas macaronésicas, formações baixas de euforbiáceas junto das falésias, bem como a elevada produtividade agrícola por toda a fajã.
Em termos plásticos e visuais, é notório o contraste entre a colagem de recortes simples e espontâneos, efetuados sem recurso à tesoura, e a colagem mais refletida e rigorosa das cartolinas, através da aplicação de tiras ortogonais e paralelas e a modelação das mesmas através da aplicação, de forma singela, da técnica do quilling.