Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
No âmbito do currículo de Estudo do Meio, mais propriamente sobre a exploração do meio local e o meio envolvente, os alunos do 1.º ano andaram a explorar as paisagens, os serviços, as vias de comunicação, a comunidade e os recursos que a nossa localidade da Marinha Grande dispõe. Assim sendo, para a elaboração deste trabalho foi escolhido do Farol da Praia de São Pedro, por ser um grande símbolo da localidade e por representar, para as crianças, a altura das férias, pois é para perto deste farol que a nossa escola passa grande parte do período das férias de verão. Também foi o Farol da Praia de São Pedro, a opção mais votada, quando se fez um levantamento entre os locais mais conhecidos da nossa localidade, surgindo: o Parque da Cerca, o Estádio Municipal, o Pinhal, o Parque da Portela, o Farol de São Pedro, entre outros. Foi então feita uma votação entre estes locais, sendo o último o mais escolhido pelas crianças do 1.º ano e a paisagem para a construção e desenvolvimento do projeto do Collage de uma “Paisagem do meu Concelho”.

Memória descritiva:
Na nossa escola existe um projeto “Acolher e incluir os pequeninos”, que tem como objetivo criar momentos entre as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico e as crianças de Educação Pré-Escolar, para que todas se sintam familiarizadas com o espaço e com as pessoas que o envolvem, criando assim laços de amizade e cumplicidade, ajudando na integração e adaptação das crianças mais novas. Assim sendo, este projeto foi algo que motivou para a dinamização de uma atividade partilhada entre os alunos do 1.º ano e as crianças da sala dos 3/4 anos.
As crianças do 1.º ano, apresentaram a imagem da paisagem escolhida, explicando todo o trabalho desenvolvido e por desenvolver.
As crianças ao observarem a imagem escolhida perceberam que tinham de arranjar papeis em tons azul, preto, vermelho, laranja, branco, bege e verde. Com os vários materiais da sala, jornais, papel de parede, cartolina, papel celofane e algodão, as crianças puderam manuseá-los e recortá-los aos pedaços, para começarem a compor a composição visual.
Foi impressa a fotografia escolhida e foi feito o decalque para a folha de trabalho, do contorno da paisagem. Com o contorno feito, as crianças de forma autónoma conseguiam colocar os vários materiais nos locais das cores mais predominantes. Utilizou-se Cola Universal sem solventes, mas também cola branca e pincéis para colar os pedaços de papel de jornal e de revista na folha A3 de trabalho. Foi atingido o objetivo do trabalho e as crianças envolveram-se ativamente, tendo adquirido imensos conhecimentos sobre as várias paisagens que identificam o nosso concelho e ficaram a conhecer uma nova técnica de colagem, o collage.