Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Jardim de Infância da Castanheira (Águeda)

Escalão: 

Fotos do trabalho:

O que motivou a escolha da paisagem representada?
A escolha surgiu da conversa estabelecida com o grupo sobre o que representar da nossa localidade, à semelhança do trabalho do ano anterior no desafio com recurso a tecidos reutilizados. Uma das crianças disse que no ano anterior também tínhamos ido ver os espigueiros e que até quando tínhamos do cantar os reis passamos por um. O grupo ainda foi questionado para dar outras sugestões mas acabou por ser votado o espigueiro. Fomos então dar uma caminhada, para fotografar o espigueiro. Questionados sobre o que mais poderíamos cocar no trabalho escolheram colocar a alvéola branca (pássaro muitas vezes avistado nos passeios e junto ao JI) o corvo e a borboleta.
Estes pássaros já foram "estudados" no ano anterior pelo grupo, daí ter sido mais fácil a sua escolha também, no entanto foi-se novamente fazer uma breve pesquisa sobre a alvéola branca e o corvo. Sobre o espigueiro as crianças partilharam alguns conhecimentos que já possuíam por os avós terem também e também se fez uma breve pesquisa sobre espigueiros na Internet, verificando-se algumas diferenças em alguns, atendendo à sua localização. Assim a paisagem representada tem como fundo uma floresta montanhosa de pinheiro e eucalipto que rodeia o espaço onde o JI se situa e sobre a qual muito se conversa nas saídas ao meio e percorrendo o interior da mesma. Assim com as crianças aborda-se sobre que plantas existem, o que nos podem dar, quais as melhores para se ter um floresta mais autóctone, a importância da floresta.... No que se refere ao espigueiro abordou-se usos e costumes de há uns anos atrás(tempo dos avós/bisavós) e a sua utilidade e a sua estrutura diferente, ou semelhante, de região para região.
As áreas de conteúdo envolvidas de forma interdisciplinar foram o conhecimento do mundo, a formação pessoal e social e a expressão e comunicação.

Memória descritiva:
os materiais utilizados foram:
*um cartão - reaproveitado de uma caixa
*tecidos reaproveitados
*cola UHU
*imagens imprimidas de animais
o trabalho iniciou-se com:
*escolha do espaço a representar.
registo fotográfico doo local
*observação da fotografia e escolha dos tecidos.
*recorte do cartão com as medidas pedidas para o trabalho.
*recorte dos tecidos e sua colagem.
*pesquisa na Internet da imagens dos animais a representar, impressão, recorte e colagem.
o trabalho foi desenvolvido pelo grupo dos 5 anos com o apoio do adulto. o grupo aderiu com muito interesse pela atividade, de forma espontânea , desenvolvendo a atividade com momentos de grande intensidade na concentração e participação, realizou o trabalho com ajuda pontual no recorte e depois na estruturação do trabalho para a colagem.No decorrer da atividade atividade as crianças que participaram foram capazes de participar e comunicar de forma oral as suas ideias, tendo iniciativa para escolher e propor.