Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (Setúbal)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
As aves de rapina noturnas constituem uma realidade que, fazendo parte do imaginário dos portugueses, não fazem parte do dia a dia dos nossos alunos e não lhes suscitam suficiente e evidente atenção ou curiosidade, o que torna difícil a sua abordagem com eles, quer numa perspetiva de estudo e análise, quer na perspetiva da adoção de medidas tendo em vista a sua defesa e preservação.
Por isso mesmo, a pesquisa desta temática, a recolha de depoimentos, relatos e histórias das pessoas mais velhas da família e o estudo da importância destas aves para a biodiversidade e o equilíbrio ecológico, constituíram eixos fundamentais que tivemos de desenvolver e aprofundar de forma consistente e aprofundada, recorrendo a diversos meios, nomeadamente, informação online, para criar este pressuposto fundamental de um trabalho profícuo com os alunos.
Outra preocupação que nos orientou, já na fase de execução da peça escultórica, foi a sua contextualização, tornando mais fácil a sua apreensão, e conferindo um caráter duradouro ao investimento feito.
Com a sua participação permanente, encontrámos, no meio envolvente, os materiais de que precisávamos para a sua elaboração, fazendo uma ligação natural a outros projetos em curso na escola, o mesmo acontecendo com a sua colocação, fugindo à tentação normal de preservar a peça em local fechado, valorizando apenas o processo que a originou e o resultado obtido.
O nosso mocho foi colocado, por sugestão dos alunos, no telhado de uma estrutura existente no “Condomínio aberto à vida” (projeto dinamizado no âmbito do Programa Eco Escolas), estabelecendo um diálogo natural com o meio envolvente e a vida da escola.
Complementarmente, os alunos foram convidados a desenhar um mocho, inspirados na peça escultórica elaborada, e os seus trabalhos foram expostos durante cerca de um mês nos corredores da escola.
Fotos da escultura: