Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola Cidade de Castelo Branco (Castelo Branco)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Escultura de Uma Coruja
Grupo de Trabalho: turma 4.oA_CCB, Escola Básica Cidade de Castelo Branco ( 20 alunos e Professora
Titular)
Material utilizado no projeto:
Desperdício de papel de lustro
Cola
Botões
Tesoura
Folha branca
Material utilizado na construção da coruja:
1 Telha de canudo removida de um telhado antigo
Tinta guache
Pincéis
5 Pinhas
Pau de oliveira seca
Cordão
Pistola de cola quente
7 barras de cola quente
3 Botões (retirados de vestuário sem utilização)
Processo de construção:
Em resposta ao desafio, e depois de um diálogo com os alunos envolvidos, estes fizeram uma pesquisa,
com a ajuda das suas famílias, sobre as aves de rapina noturnas de Portugal. Seguiu-se a elaboração
do projeto, com recurso a colagens e aproveitando restos de papel de lustro existentes na sala de aula e
botões que trouxeram das suas casas.
Posteriormente, acordámos cores, formas, tamanhos e materiais; fizemos medições e demos início à
escultura da nossa Coruja.
Sabíamos que o suporte/base da escultura seria uma telha de canudo, pois tínhamos ainda duas na
sala que sobraram do presente que elaborámos para a Mãe (Dia da Mãe).
Etapas da construção:
1. Recolha e organização dos materiais.
2. Pintura da telha com guache castanho.
3. Colocação de corda para, posteriormente, pendurar a escultura.
4. Remoção das escamas da pinha e organização por tamanhos.
5. Colagem, com cola quente, das escamas da pinha na telha para cobertura total.
6. Pintura dos olhos com guache amarelo (pau de oliveira com corte de 1 cm de espessura, que foi,
amavelmente, cortado por um adulto).
7. Colagem dos botões para finalização dos olhos.
8. Pintura do nariz com guache amarelo.
9. Colagem dos olhos e do nariz na escultura.
10. Colagem das patas (pau de oliveira com corte de 0,5 cm de espessura)
Conclusão:
Com a elaboração deste trabalho tivemos a possibilidade de aprender de forma divertida. Fizemos
medições, calculámos diâmetros e raios, aprendemos que afinal as nossas pinhas (lenhosas) são
“flores” e que as suas escamas são os frutos que depois originarão as sementes: os pinhões. Imaginem!
Aliámos o saber à ludicidade da expressão plástica, reaproveitámos materiais e, por isso, demos a
nossa melhor resposta para a sustentabilidade!
Fotos da escultura: