Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB1 de Barrocal (Pombal)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
A atividade da Escultura do Mocho - Galego surgiu numa Assembleia de Turma onde fazemos, semanalmente, a análise e discussão dos trabalhos a desenvolver nas diferentes áreas ao longo da semana.
Durante a aula de Estudo do Meio - À descoberta do ambiente natural - Os seres vivos do seu ambiente estudou-se as aves, surgindo o mocho por ser uma ave que habita várias regiões de Portugal e muito fácil de observar, devido à sua atividade diurna.
Foi-lhes explicado a importância do mocho-galego no ecossistema com destaque no controlo de pragas como os roedores. Que a sua presença ajuda a manter o equilíbrio entre a população das pragas e os danos nas colheitas. Conversou-se sobre a necessidade de proteger do seu habitat, da conservação das aves e do seu meio ambiente.
Propôs-se a cada aluno da turma do 1ºano a fazer a pesquisa, depois de ter-se exibido o vídeo proposto na plataforma, em partilha domiciliária; cada aluno apresentou o trabalho aos seus pares e fez o resumo do aprendido.
O estudo do mocho – galego ajuda os alunos a entender a biodiversidade e a importância das aves; desenvolve a consciência sobre a necessidade da proteção do ambiente e dos animais.
Materiais utilizados:
Balão; papel de jornal e revista; cola; materiais secos – biodiversidade (paus, folhas, feijões; pinhas,) e materiais recicláveis cápsulas de diversos alimentos/guloseimas.
A construção do mocho-galego foi feita de forma transversal a todas as áreas, de forma interdisciplinar. (Português (leitura e escrita); Matemática (contagens e resolução de problemas); cidadania; EM, Expressões,…). Criou uma oportunidade educativa para os alunos se consciencializarem e aprenderem sobre a biodiversidade local bem como a importância das aves na Natureza. Estimula a criatividade, a curiosidade e desperta para as questões ambientais.

Fotos da escultura: