Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola Básica com Secundária Padre António Morais de Fonseca - Centro Escolar da Saldida (Murtosa)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
No âmbito do projeto Eco escolas, a turma A1 do 1º ano, com 19 alunos e idades compreendidas entre os 6 e os 7 anos, do Centro Escolar da Saldida, sob a orientação da professora titular de turma, participou no projeto: “Escultura de um Mocho”.
Começou-se o trabalho com a visualização / pesquisa das diferentes aves de rapina noturnas e as suas caraterísticas – habitat, alimentação e curiosidades. Foi promovida a sensibilização aos alunos para a sustentabilidade, a sua importância e a prática constante para proteção do ambiente. Este trabalho foi desenvolvido em interdisciplinaridade com Estudo do Meio, Português e Cidadania. Foi também promovido, o desenvolvimento da criatividade, o estímulo ao trabalho em equipa e partilha de saberes.
Após diálogo com os alunos, estes realizaram em Educação Artística a ilustração de um mocho.
Em conjunto, decidimos que o material utilizado podiam ser cápsulas de café já existentes na sala de aula. Tínhamos alguma quantidade, oferecidas por um encarregado de educação para possíveis trabalhos em sala de aula / escola. De seguida, os alunos procederam à separação das cápsulas, para posteriormente as selecionarem e decidirem as cores mais adequadas a utilizar no trabalho de projeto coletivo e no trabalho final. Cortaram- se as cápsulas em quatro partes.
Nesta altura, também começamos a pensar, onde e como seria a estrutura para colar as cápsulas, tendo um aluno sugerido a técnica do balão.
Assim, começou-se a preencher os balões com jornal e cola branca e deixamos secar. Foram realizados 3 balões com tamanhos diferentes, um para a cabeça, outro para o corpo e o terceiro foi cortado para as asas e para as patas.
Após os balões estarem secos e prontos a trabalhar, com a ajuda da professora, foram colados de forma aproximada a um mocho. Os alunos colaram individualmente as partes das cápsulas, tendo o cuidado de selecionar as cores.
Com o desenvolvimento desta escultura esperamos ter contribuído para comportamentos e atitudes mais corretas que possam contribuir de alguma forma para um ambiente mais saudável e esperamos que aqueles que ainda não têm estes comportamentos possam começar desde já a adotá-los.
Fotos da escultura: