Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Desafio 2023/2024
Escultura de Um Mocho
Grupo de trabalho
Trabalho coletivo - turmas do 3ºA da Escola Básica nº1 de Arganil
Material utilizado no projeto do mocho:
 Papel A4
 Lápis de carvão
 Lápis de cor
Materiais utilizados na construção do mocho:
 1 tábua de madeira de 24 x 19 cm
 2 varinhas mágicas recuperadas do contentor de recolha de REEE’s
 1 termoventilador retirado do contentor de recolha de REEE’s
 1 bola pequena de borracha
 Caixas de cartão de cola UHU
 Tubos de cola UHU já gastos
 Latas de coca-cola
 Cola UHU
 Cartão
 1 par de auscultadores retirado do contentor de recolha de REEE’s
Metodologia
1ª Fase – A apresentação do desafio à turma
O processo de construção do Mocho, teve como ponto de partida fazer algo fora de comum, utilizando algo em fim de vida que nos identificasse quer nos erros, quer na vontade de mudança no universo ambiental. Dar nova vida aos materiais aplicando o princípio da reutilização. Pretendemos que os alunos reconheçam a importância da reutilização como uma das ações de “empatia” pelo ambiente.
A elaboração do trabalho foi levado acabo pelos alunos do 3º ano da Turma A, orientados pelos professores Ramiro Jorge e Odete Santos.
Este trabalho teve como ponto de partida o diálogo com os alunos, sobre os 3 R’s e a importância de cada vez consumirmos menos produtos embalados e, se tal não for possível, aplicar-lhes a regra dos 3 R´s. Foram visionados vídeos da geração Verdão sobre este assunto, participaram em ações concretas de recolha e monitorização com destaque para a recolha de óleos usados.
2ª Fase – A pesquisa sobre «Aves de rapina noturnas em Portugal»
Com o apoio dos docentes e da docente de TIC, foram visualizados vários sítios informativos na internet acerca deste assunto.
Retirou-se a informação mais pertinente e centrámos a nossa investigação no «MOCHO GALEGO» por ser aquele que habita a região.
3ª Fase – O Projeto
A fase seguinte consistiu na elaboração do «Projeto» para o nosso mocho.
A cada aluno foi pedido que elaborassem um projeto de um mocho galego, o mais comum na nossa região da Paisagem Protegida da Serra do Açor (PPSA) e que pensassem, com criatividade e através da REUTILIZAÇÃO, quais os materiais que sugeriam.
Foram apresentados 23 projetos, uns mais simples, outros mais elaborados tendo sido escolhido o que a seguir se apresenta por responder aos objetivos iniciais, utilizando REEE’s em fim de vida e materiais da UHU, promotora deste desafio e muito utilizados na escola no nosso dia-a-dia.
Este processo permitiu a criação de ambientes de aprendizagem e de desenvolvimento de competências individuais e coletivas, no âmbito da educação ambiental, investigação/digital e expressão plástica e ainda a partilha de informação e ações no seu seio familiar.
4ª Fase – Os materiais
Os alunos tendo em conta a pesquisa feita e o projeto escolhido, decidiram em conjunto os materiais a utilizar.
Elaboraram um convite digital á família, para participarem no projeto através da recolha de materiais, nomeadamente tubos de cola UHU e latas de refrigerante.
Individualmente ainda fizeram uma ilustração do mocho com recurso a lápis de cor, tendo em conta o material pedido no convite á família.
5ª Fase – A recolha
Recolha, separação e limpeza dos materiais.
6ª Fase – A construção
Os alunos procederam á construção da escultura do mocho utilizando o material recolhido.
Começaram por colocar a tábua, seguindo-se a retirada dos terminais de duas varinhas mágicas que serviram para fazer os pés do mocho.
O corpo, foi elaborado com o termoventilador e a cabeça com a bola.
De seguida, foram amassadas (espalmadas) as latas de refrigerante que cobriram o corpo do Mocho a toda a volta, incluindo a cabeça, deixando, apenas à vista as patas.
Por cima das latas/corpo do mocho, foram colocados 18 tubos de cola UHU já gastos e, por conseguinte, reaproveitados.
As caixas dos tubos de cola serviram para fazer as asas e cobrir toda a parte de trás do mocho.
Os olhos foram feitos com as duas partes redondas de uns auscultadores retirados igualmente dos nossos REEE´s, revestidos com embalagem de cartão da cola UHU.
Conclusão:
Com esta escultura pretendemos chamar a atenção de todos para continuarem a terem comportamentos que contribuam para a sustentabilidade através da reutilização e da reciclagem de desperdícios e do uso de materiais sustentáveis e, também, alertar para que cada um diminua a sua pegada ambiental, individualmente e coletiva, reencaminhando devidamente os resíduos, dar-lhes nova vida promovendo a REUTILIZAÇÃO.
Desejamos que todos façam a sua parte pois nós estamos a fazer a nossa!

Fotos da escultura: