Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Associação Externato Santa Joana (Sesimbra)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Começámos numa 1ª Fase, com a pesquisa online, biblioteca da escola e pesquisa familiar, acabando por fazer um cartaz com as informações mais relevantes sobre as aves de rapina que vivem em Portugal, nomeadamente os Mochos e as Corujas.
Numa 2ª fase, depois de reunimos tudo o que tínhamos sobre os Mochos e Corujas e de termos o cartaz pronto, escolhemos por unanimidade que a escultura seria do Bufo Real.
Para fazer o projeto do Bufo Real, era necessário conseguir um bom desenho daquilo que todos queriam construir e escolher ainda quais os materiais de desperdício que iríamos utilizar.
Foi escolhida uma menina que com a ajuda de mais duas colegas da sala, conseguiram concretizar o desafio de desenhar um Bufo Real.
Passámos então para a 3ª Fase, isto é, com o auxilio do desenho e em grupo fomos escolher quais os materiais que iríamos utilizar para a construção da escultura do Bufo Real.
• Ficou então decidido, que utilizaríamos as cápsulas de café de plástico para a construção do corpo e cabeça.
• Para as asas utilizaríamos cápsulas de café de metal, amachucadas com o martelo.
• Para o bico do Bufo, seria as cápsulas de café de metal, cortado com uma tesoura e moldado com a mão.
• Para os olhos, as cápsulas de café de metal amachucadas com o martelo e depois seria colado por cima uma pequena argola de cana pintada de verde (desperdício de uma cortina para as moscas).
• Para as sobrancelhas do Bufo, utilizaríamos vários rebordos das cápsulas de café de metal (cortados com a tesoura). Cada sobrancelha teria três rebordos torcidos com a mão.
• Ficou ainda decidido que a escultura seria feita em cima de uma caixa de cartão, quadrada, de sapatos. A ser pintada de cor verde, recorrendo ao pincel, à esponja e ao rolo.
A 4ª fase, foi a que provocou mais euforia, com a construção (em si) da escultura do Bufo Real.
Toda a escultura, teve que ser colada com cola quente, pois não conseguimos encontrar nenhuma outra cola que conseguisse unir as cápsulas de café (apesar de várias tentativas nossas).
Por ser perigoso o manuseamento da pistola de cola quente, foi a educadora que ia colocando a cola nas cápsulas e depois cada criança ia montando a escultura, segundo as instruções do grupo.
Com este trabalho, a educadora conseguiu que todo o grupo sem exceção, se esforçasse para conseguirem que a escultura ficasse como eles queriam….o que implicou várias crianças ao mesmo tempo a segurar nas cápsulas, à espera que estas secassem (infelizmente as fotos que tirámos desses momentos ficaram tremidas, não conseguindo ficar com o registo).
Para acabar, uma das crianças mais velhas do grupo, copiou o nome do Bufo Real para um pequeno papel colorido que foi colado na caixa de cartão mesmo à frente da escultura do Bufo Real.
Com o trabalho terminado, o grupo ficou muito orgulhoso do seu feito!
Fotos da escultura: