Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Básica de Serra da Vila (Torres Vedras)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Numa deslocação à Biblioteca Municipal de Torres Vedras, foi lido o conto tradicional de António Torrado “ O Lobo e o Mocho”, pelo que os alunos da escola decidiram voltar a participar no Desafio UHU e construir um mocho.
Começaram os alunos por realizar uma pesquisa sobre aves de rapina noturnas em Portugal, trabalho que foi desenvolvido em casa e na escola, e com muito apoio e envolvimento dos pais e encarregados de educação, havendo um grupo de trabalho que chegou a elaborar, em barro, as formas das cabeças e bicos de várias dessas aves. Os trabalhos ficaram em exposição nas salas de aula, sendo visitada essa exposição pelas crianças do Jardim de Infância, numa das suas deslocações à EB Serra da Vila.
Posteriormente discutiu-se entre todos o material no qual se construiria a escultura. Inicialmente pensou-se em utilizar o barro, aproveitando a ideia das cabeças de aves de rapina, mas optou-se por recorrer antes a material reciclável. Entre todos e, por modo, a envolver mais os pais, decidiu-se recorrer às rolhas de cortiça, as quais seriam facilmente coladas entre si e poderiam ser coloridas, caso necessidade houvesse.
Já com o material em recolha, ao qual alguns alunos acrescentaram penas (artificiais e de codorniz) e conchas recolhidas em passeios à beira-mar, os alunos organizaram-se em grupos e desenharam a forma como queriam que o mocho se apresentasse. Apresentados os vários projetos fez-se a escolha de um através de votação.
Já com o material recolhido e com muita motivação começou a construção do mocho, por as rolhas já apresentarem uma coloração natural, optaram os alunos por não pintar as mesmas, fazendo apenas a sua colagem, com muita cola (e paciência, porque colar rolhas com cola UHU nem sempre foi fácil e sujou muitos dedos). O mocho lá surgiu e como havia conchas de mexilhão e outras optou-se por usar as mesmas para olhos e bico.
Foi um trabalho muito interessante e que promoveu bastante a parceria entre as turmas da escola.

Fotos da escultura: