Trabalhos 2023/2024
Photo Frame
Escola Básica de Infantas (Guimarães)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
O processo de construção do mocho teve como ponto de partida o desafio lançado pela coordenadora do Programa Eco-Escolas, Maria do Carmo. Durante a primeira reunião do Conselho Eco-Escolas, foram apresentadas várias atividades a serem realizadas, e uma delas tinha como objetivo dar a conhecer as aves de rapina noturnas de Portugal através de diferentes pesquisas. Além disso, o projeto incentivou a reutilização de materiais para criar a escultura do mocho, coruja ou bufo.
Após um debate de ideias, percebeu-se que a coruja é frequentemente vista como um símbolo de agouro e portadora de más notícias nesta região. Como professores, cabe a nós desmistificar esse pensamento e promover uma compreensão mais positiva dessas aves noturnas.
É ótimo saber e verificar o interesse e motivação das crianças e alunos envolvidos na investigação sobre as aves de rapina noturnas de Portugal. Essa é uma oportunidade incrível para aprenderem mais sobre a biodiversidade local e a importância dessas aves no ecossistema. A elaboração do trabalho foi conduzida pelas crianças do grupo de 3 anos, com a orientação da educadora do grupo e a colaboração da educadora responsável pelo programa Eco-Escolas, bem como da assistente operacional. Além disso, houve a participação das famílias numa das fases do projeto.
O projeto envolvendo as aves de rapina noturnas de Portugal foi muito abrangente e enriquecedor. Várias fases foram realizadas para criar ambientes de aprendizagem e desenvolver competências individuais e coletivas
Fotos da escultura: