Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB/JI de Manique de Baixo (Cascais)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva – Projeto Eco escolas Pré A – Escultura de um mocho
Este projeto teve a participação de todos os 19 alunos da Pré A, do jardim-de-infância de Manique. Estiveram envolvidos em todas as etapas de construção do produto final deste projeto.
Com este projeto do eco escolas foi possível trabalhar a área da matemática, sobretudo as formas geométricas, e a área da expressão plástica.
Em primeiro lugar, fizemos uma pesquisa sobre as aves de rapina noturnas existentes em Portugal. Com base nesta pesquisa, decidimos saber um bocadinho mais sobre o Mocho-d´orelhas e a Coruja-das-torres. Aprendemos a sua morfologia (cor das penas, forma da cabeça e das garras), do que se alimentam, em que zonas gostam de viver e fazer os seus ninhos e como se reproduzem.
Conhecendo então estas duas aves, decidimos que para este projeto a ave escolhida seria o Mocho-d´orelhas.
Iniciámos o projeto da escultura do mocho com uma “chuva de ideias”, onde decidimos que cores utilizar para o seu corpo e olhos. Percebemos também que o seu corpo era uma junção de figuras geométricas, ou seja, a cabeça era um círculo, as orelhas eram triângulos e o corpo era parecido com a forma de um retângulo.
Depois de já sabermos muito bem a forma e as cores do Mocho-d´orelhas, metemos mãos à obra e, com giz e folhas de papel A3, começámos por cada um desenhar a sua ave.
De seguida, realizando uma das fases importantes deste projeto, passámos à colagem de materiais no nosso Mocho-d´orelhas. Decidimos usar folhas de revista, folhas secas, alguns paus e cola UHU.
Mas tínhamos que construir uma escultura e passar o nosso projeto do papel para 3D. Nesta fase final, era importante utilizar e reaproveitar materiais, então descobrimos uma caixa cheia de materiais da natureza. Lá dentro havia cascas de árvores, pinhas, paus de vários tamanhos, folhas secas e tantas outras coisas! Assim, estavam encontrados os materiais para decorar o nosso mocho, mas era preciso decidir o que usar como base para o corpo e a cabeça… então, pensado em reaproveitar materiais como o plástico e o papel, usámos um garrafão de água para a sua estrutura e folhas de jornal para a sua cabeça.
Depois foi fácil começarmos a construir a nossa escultura. Com cola e a ajuda dos adultos, o garrafão foi coberto com os materiais escolhidos:
Para o corpo – cascas de árvore com cores claras, para a zona da barriga; folhas secas com tons acastanhados, para o resto do corpo, imitando as penas; cascas de eucalipto para as asas e paus pequenos para imitar as garras.
Para a cabeça – com folhas de jornal, fizemos uma bola que decorámos com bocadinhos de pinhas; para os olhos utilizámos duas folhas mais amareladas e para o bico, um tronquinho de árvore mais curvado.
Finalmente, depois de tudo montado, pousámos o nosso Mocho-d´orelhas em cima de um tronco, feito com cascas de árvore maiores. E a nossa escultura ficou pronta!

Fotos da escultura: