Trabalhos 2024/2025
Photo Frame
Escola EB1/PE da Tabua (Ribeira Brava)
Escalão: 1.º Escalão: JI e 1.º ciclo
Fotografias da maquete:
Memória descritiva:
Desafio UHU - Maquete Ação Climática
EB1/PE da Tabua
Turma B: 3.º e 4.º ano (13 alunos)
Professora: Mónica Vilanova
Coordenador Eco- Escolas: Jorge Teixeira
Este projeto foi desenvolvido pelos alunos do 3.º e do 4.º ano no âmbito da área extracurricular Estudo Lúdico & Projetos. Como ponto de partida, os alunos revisaram os conteúdos abordados na disciplina de Estudo do Meio, explorando modificações ambientais, problemas ecológicos e suas consequências. Decidiram abordar uma questão climática que impacta diretamente o concelho: os incêndios, uma realidade preocupante que afeta a população da Ilha da Madeira todos os anos. Para tornar o estudo mais específico, escolheram a freguesia da Serra de Água, uma das mais atingidas por incêndios no concelho. Identificaram que espécies vegetais inflamáveis, como loureiros, acácias e eucaliptos, contribuem para a propagação do fogo.
Com base nessas informações, elaboraram esboços da maquete, optando por representar o antes e o depois dos incêndios. Antes da construção, pesquisaram técnicas e materiais disponíveis na escola e em casa. A professora organizou os grupos de trabalho, de três a quatro alunos, conforme suas preferências.
Durante a confeção da maquete, um grupo mediu e cortou a placa de base, enquanto outro grupo rasgava tiras de papel. Em seguida, forraram a placa com papel e cola branca UHU, deixando-a secar completamente. Posteriormente, bolas de papel jornal foram modeladas para formar montanhas, fixadas com cola branca e revestidas com sacos de papel de pão para uniformizar a estrutura. A pintura das montanhas e do relevo foi realizada por dois grupos, enquanto outro preparava esponjas para representar o solo e as árvores.
Após as esponjas secarem, foram cortadas e trituradas pela professora com uma varinha mágica, criando texturas para o relevo e para a vegetação. Enquanto dois grupos desenhavam e pintavam a estrada, a ribeira e o relevo, outro grupo, com auxílio da professora, confecionava árvores utilizando arame, papel alumínio, papel crepe castanho, tinta spray cinzento e esponjas. Casas e carros impressos foram montados e colados com cola UHU líquida.
Os alunos foram divididos em dois grupos para fixar o relevo, usando cola branca UHU. Apesar de não serem visíveis deste lado da montanha, os aerogeradores foram incluídos no lado oposto, destacando a importância da energia eólica. Eles foram construídos com espetos de bambu, rolhas e pauzinhos de gelado, pintados previamente com tinta guache branca e colados com cola UHU líquida.
Para finalizar, os alunos, com apoio da professora, fixaram árvores, casas e carros na maquete e criaram o efeito do movimento da água da ribeira utilizando cola quente. Para representar as mudanças atmosféricas causadas pelos incêndios, os alunos sugeriram incluir o sol e nuvens com coloração diferenciada. Assim, os alunos, organizados em dois grupos, construíram o sol e as nuvens para cada parte da maquete. O sol foi feito com bolas de desodorizante roll-on pintadas, enquanto as nuvens foram confecionadas com enchimento. Ambos os elementos foram fixados em espetos de bambu e suspensos com fio de pesca para dar um efeito visual mais realista. Para enriquecer a maquete com elementos da fauna local, a professora elaborou animais utilizando a técnica de origami, aproveitando restos de papel de lustro e ninhos com rafia natural. Por fim, os focos de incêndio foram representados com LEDs, pilhas, papel celofane e enchimento, simulando as chamas e destacando o impacto do fogo na paisagem.