Select Page

Trabalhos 2024/2025

Photo Frame

Escola Básica N.º2 de Perafita (Matosinhos)

Escalão: 1.º Escalão: JI e 1.º ciclo

Fotografias da maquete:

Memória descritiva:
Participar nos projetos no âmbito do programa Eco Escolas é já uma tradição na nossa escola, refletindo o nosso compromisso contínuo com a educação ambiental e a cidadania ativa. O projeto "Maquete Ação Climática" surge como uma proposta educativa e criativa voltada para a sensibilização e compreensão das mudanças climáticas que afetam o planeta, encaixando “como uma luva”, no trabalho que realizamos no nosso dia a dia.
Assim sendo, a construção desta maquete ilustra, de forma visual e didática, aspetos fundamentais relacionados com o tema da Ação Climática, incluindo as suas causas, impactos e possíveis soluções. Na nossa maquete, quisemos representar as causas mais impactantes das alterações climáticas, como os incêndios florestais, a utilização de combustíveis fósseis, a escassez de água, a seca severa, a perda de biodiversidade e as lixeiras a céu aberto, bem como as suas consequências para o meio ambiente e para a vida no planeta. Por isso, do outro lado da maquete, representámos as soluções possíveis, destacando práticas sustentáveis como as hortas biológicas, a compostagem, a utilização de energias renováveis como a energia eólica e os painéis solares.
O principal objetivo foi consciencializar para o papel de cada um. A ação climática: O futuro será sustentável? Ou não será futuro? A resposta está em cada um de nós. Diz respeito a todos os comportamentos individuais ou coletivos que permitem minimizar, reduzir ou prevenir as causas do aquecimento global, como por exemplo andar a pé, reduzir o consumo de energia, especialmente a não renovável, e adotar hábitos mais sustentáveis no dia a dia.
Este trabalho foi desenvolvido com o envolvimento das famílias, que aceitaram o desafio e colaboraram de forma ativa através da realização de componentes da maquete com recurso a materiais reutilizáveis, como madeira, plásticos, papel, cartão, papelão, arame, algodão, tecidos, cortiça, peças de brinquedos, elementos naturais (como paus e pequenos ramos), palhinhas plásticas e rolos de papel higiénico.
Posteriormente, a maquete foi montada em sala de aula, num trabalho colaborativo entre alunos e professora. Para a colagem dos elementos, foi utilizada maioritariamente cola UHU, garantindo uma boa fixação e durabilidade da estrutura final.
A maquete funciona assim, como um instrumento de comunicação ambiental e expressão coletiva, integrando conhecimento científico, criatividade e responsabilidade socioambiental, enquanto promove valores como a cooperação, a reutilização e o respeito pelo meio ambiente.