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Trabalhos 2024/2025

Photo Frame

Escola Básica José Régio (Portalegre)

Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior

Fotografias da maquete:

Memória descritiva:
Memória descritiva - Maquete Ação Climática
O projeto intitulado “Energia Sustentável: uma estratégia para travar as alterações climáticas” foi desenvolvido no âmbito do Programa Eco-Escolas, na disciplina de Físico-Química, com a turma 7ºA. As alterações climáticas constituem um dos maiores desafios da atualidade, provocadas, em grande medida, pela utilização excessiva de combustíveis fósseis para a produção de energia. Esta realidade conduz ao aumento da emissão de gases com efeito de estufa, contribuindo para o aquecimento global, a subida do nível médio das águas do mar, eventos climáticos extremos e, por consequência, a destruição de ecossistemas. O impacto das alterações climáticas gera consequências em todos os setores da sociedade, em particular os mais vulneráveis. Atendendo a esta circunstância, é urgente promover a consciencialização coletiva para a importância da transição energética e da aposta em fontes de energia limpas, renováveis e sustentáveis, que não emitam gases poluentes e protejam o planeta em benefício das gerações futuras.
Partindo desta problemática, os alunos desenvolveram em grupo uma maquete que procura representar um ecossistema sustentável, alimentado por energias renováveis. A iniciativa teve como objetivos: promover a reflexão sobre as causas e consequências das alterações climáticas; compreender a importância das energias limpas; ilustrar como diferentes fontes de energia renovável (hídrica, eólica e solar) podem ser combinadas para abastecer, por exemplo, uma comunidade; e estimular o trabalho de grupo, a criatividade e o compromisso ambiental. A maquete apresenta uma paisagem na qual estão representadas várias fontes de energia renovável, nomeadamente energia hídrica, representada por um rio com uma barragem e turbinas, ilustrando a produção de energia a partir da força da água; energia eólica, com aerogeradores construídos a partir de materiais reciclados; energia solar, com painéis solares colocados nos telhados das casas, mostrando a captação da energia do sol; e rede de distribuição, com postes e fios conectando as fontes de produção às casas, demonstrando o transporte da energia gerada.
O projeto foi desenvolvido pelos alunos da turma, sob a orientação da professora da disciplina de Físico-Química, no contexto do domínio “Energia”, com ligação aos princípios do Programa Eco-Escolas. As etapas do trabalho incluíram investigação e discussão em sala de aula sobre energias renováveis e ação climática; planeamento do modelo da maquete, com esquemas e ideias colaborativas; construção prática, com recurso a materiais reutilizáveis; e apresentação oral e escrita do projeto perante a turma. Para a construção da maquete foram utilizados materiais como cartão, cartolinas, tintas, cola quente, palitos, tampas, fios e arame para as estruturas, plástico e papel azul para simular o rio, além de diversos elementos reciclados para reforçar a mensagem ecológica.
Este projeto permitiu uma aprendizagem ativa, onde os alunos não só consolidaram conhecimentos científicos, como se tornaram mais conscientes do papel que cada um pode desempenhar na luta contra as alterações climáticas. A maquete constitui, assim, um exemplo concreto de como é possível construir um futuro mais limpo, justo e sustentável.
Alunos: Turma A do 7º ano.
Professora responsável: Célia Alexandre
Coordenadoras Eco-Escolas: Catarina Matos e Idalina Martins