Trabalhos 2024/2025
Photo Frame
Escola EB 2,3 de Celeirós (Braga)
Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior
Fotografias da maquete:
Memória descritiva:
Este trabalho foi realizado por 17 alunos do 6ºD com supervisão da docente Marta Fernandes, na disciplina de Educação Tecnológica.
Os materiais utilizados foram: papel de jornal, papel reciclado, cartão, arame, cola UHU, rolhas de cortiça, esferovite, tintas, palitos, papel marche, tubinhos de cartão, caixa de bolachas, tampinhas de plástico.
Como foi elaborado?
Após uma reflexão conjunta da turma acerca das causas e das consequências das “Alterações climáticas” a turma pôs mãos à obra:
- um grupo preparou a base com cartão grosso resultado de aproveitamento de caixas de fruta e pintou-a;
-um grupo elaborou o monte com papel de jornal e embalagens de cereais. Cobriu com papel marche para dar uma estrutura mais resistente e pintou uma parte em branco para simular um glaciar e outro de vermelho e preto para a simular o incêndio;
- o grupo das árvores com ajuda de pequenos canículas de cartão fizeram os troncos e com papel amassado fizeram as copas. Umas foram pintadas de preto, outras de vermelha, outras de verde.
-o grupo dos animais da floresta elaboraram com rolhas de cortiça e palitos simularam os animais. Os animais do glaciar foram elaborados com papel branco e realizaram origamis. Os ursos foram elaborados com esferovite;
- o grupo do IGLO , construiu uma casa do gelo com esferovite e passaram uma lixa para fazer os contornos dos glaciares;
-o grupo do carro dos bombeiros utilizou uma caixa de bolachas e pintou e o carro de bombeiros, incorporando tampinhas de plástico, para simular as rodas;
- o grupo dos bombeiros elaborou os bonecos com arame torcido, jornal e fita- cola. Ainda colocou uma linha para simular a mangueira do combate ao incêndio.
A escola tem como política a interdisciplinaridade e por isso na biblioteca existe um painel onde se pode ver notícias sobre o impacto das “Alterações climáticas”. A par disso a disciplina de Ciências Naturais e Cidadania discutem este tema e os alunos refletem sobre esta temática.
A turma 6º D teve como principal objetivo mostrar numa mesma maquete a causa ( incêndios florestais) e o impacto do degelo dos glaciares e a morte dos animais( o urso está à deriva no oceano sem conseguir encontrar alimento e o outro urso está a tentar subir e não consegue, pois corre o risco de ficar submerso no mar).
O impacto deste incêndio na floresta foi a enorme erosão que provocou no solo, a desflorestação e a perda da biodiversidade animal e vegetal. Mas os gases tóxicos do incêndio contribuem para o efeito estufa e o aquecimento global, daí o degelo.
A construção desta maquete climática fez pensar estes alunos e quiçá criar consciência ambiental para este problema.
Os coordenadores do projeto Eco-escolas
Graça Pereira, Isabel Pinto e João Fernandes