Select Page

Trabalhos 2024/2025

Photo Frame

Externato de S. José (Lisboa)

Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior

Fotografias da maquete:

Memória descritiva:
Este projeto foi desenvolvido pelas professoras Viviana Carvalho e Olga Cação, com os alunos do 5.º ano, numa articulação entre as disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual e o Grupo da Robótica do Externato de São José, no âmbito do concurso dedicado à sensibilização ambiental e à promoção da literacia para a sustentabilidade.
Os alunos foram desafiados a conceber uma maquete de uma cidade imaginada, sustentável e amiga do ambiente. Neste espaço idealizado, não existem estradas ou caminhos pavimentados, e as habitações organizam-se de forma harmoniosa com a vegetação e o relevo natural do terreno.
A cidade criada integra aerogeradores e casas autossustentáveis, equipadas com painéis solares e pequenas bacias de recolha de águas pluviais, permitindo a reutilização da água da chuva para alimentar a vegetação e os lençóis freáticos. Todo o projeto foi pensado de forma a promover soluções energéticas limpas e uma convivência equilibrada entre o ser humano e a natureza.
Com o objetivo de sensibilizar para a importância da reutilização, os alunos recorreram a materiais que, de outro modo, seriam descartados:
Esfregão de arame, palha-de-aço e arame para representar a vegetação;
Cartão usado e papel para construir as estruturas;
Espuma expansível proveniente dos desperdícios de obras na escola;
Paus de madeira de refeições (paus de chinês), tubo de PVC e outros restos de obra.
A realização deste projeto permitiu aos alunos tomar consciência da importância de pequenas ações no combate às alterações climáticas. Os alunos demonstraram grande criatividade e empenho na procura de soluções para tornar a cidade mais ecológica e sustentável.
O trabalho prático facilitou a compreensão de conceitos como energias renováveis, reaproveitamento de água e preservação ambiental. Os alunos perceberam que, através de materiais simples e reutilizados, é possível criar algo significativo e com valor ambiental e educativo.
Além disso, a atividade fomentou a cooperação, o trabalho em equipa e a comunicação entre os colegas, promovendo um ambiente de partilha e respeito pelas ideias de todos.
Este projeto teve um impacto muito positivo nos alunos, evidenciado pelo entusiasmo demonstrado desde a fase de conceção até à concretização da maquete. Os alunos mostraram-se motivados, participativos e cada vez mais conscientes do papel que cada um desempenha na proteção do ambiente.
A atividade revelou-se não só como um momento de aprendizagem significativa, mas também como um estímulo à criatividade, ao pensamento crítico e à responsabilidade social e ambiental. A maquete criada é o reflexo do compromisso destes jovens em imaginar um futuro mais verde, equilibrado e sustentável.