Trabalhos 2024/2025
Photo Frame
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior
Fotografias da maquete:
									Memória descritiva:
									Maquete “Dois Mundos, a Nossa Escolha” 
Introdução 
Este desafio foi lançado na aula de Geografia, no âmbito da Eco-Escolas, e pretende sensibilizar a população para os perigos que vivemos no dia-a-dia. Em sessões semanais, entre janeiro e maio, sob orientação da docente Denise Ramos, os alunos trabalharam o tema das alterações climáticas, atualmente um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. Resultantes sobretudo da atividade humana, estas mudanças provocam impactes graves e duradouros no equilíbrio do planeta, afetando não só o ambiente, mas também a saúde, a economia e o bem-estar das populações. Este trabalho teve como objetivo sensibilizar para as consequências das ações humanas no meio ambiente, através da construção de uma maquete que retrata dois cenários contrastantes: um mundo poluído e um mundo sustentável. 
O que pretendemos representar 
A maquete foi pensada para representar visualmente como as nossas escolhas e comportamentos podem influenciar o planeta de forma positiva ou negativa. Dividida em dois lados distintos, pretende despertar a consciência sobre os impactes das nossas ações no ambiente e reforçar a importância de adotar hábitos sustentáveis para preservar a Natureza. 
Causas e impactos das alterações climáticas 
Do lado esquerdo da maquete, foi representado um ambiente poluído e degradado. Este cenário inclui uma fábrica que liberta resíduos tóxicos para o solo e para o ar, árvores mortas, lixo espalhado, ausência de vida animal e um céu escuro e carregado com poluentes atmosféricos. Este lado simboliza as consequências da industrialização descontrolada, do consumo excessivo e da falta de cuidado com os recursos naturais. As principais causas deste cenário incluem a queima de combustíveis fósseis, a desflorestação, a poluição e o desperdício de recursos. Os impactos associados a estas ações são graves: aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, fenómenos meteorológicos extremos, perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas. 
Ações para reduzir as alterações climáticas 
Em contraste, o lado direito da maquete mostra um ambiente limpo, equilibrado e sustentável. Este lado apresenta árvores verdes e outra vegetação, um lago com água limpa e animais, um espaço de lazer, céu azul e o sol a brilhar. Este cenário representa um mundo em que as pessoas adotam comportamentos responsáveis e conscientes. 
Para mitigar as alterações climáticas, é fundamental mudar os nossos hábitos, a saber: 
Optar por andar a pé, de bicicleta ou utilizar transportes públicos;  
Reduzir o consumo de energia elétrica e água; 
Reciclar e reutilizar materiais sempre que possível; 
Plantar árvores e preservar os espaços verdes; 
Evitar o desperdício alimentar e de recursos; 
Utilizar fontes de energia renovável, como a solar e a eólica. 
Materiais utilizados: 
●	Papel de caderno usado; 
●	Brinquedos que já não tinham utilização; 
●	Cartão de embalagens recebidas na escola; 
●	Pedras retiradas da rua; 
●	Tubos provenientes dos rolos de papel de cozinha 
●	Sacos do lixo que transportavam materiais (reutilizados) 
●	Algodão 
●	Jornais antigos 
●	Vegetação recolhida no exterior da escola 
●	Esferovite que servia de suporte de segurança a materiais que vieram para a escola; 
●	Pauzinhos provenientes dos gelados; 
●	Tintas naturais; 
●	Rede que embala os alhos; 
●	Cola UHU Twist & Glue sem solventes; 
●	Tubos de cola quente; 
●	Papel Crepe (restos usados de uma florista). 
Conclusão 
A maquete permite visualizar de forma clara e impactante dois futuros possíveis para o nosso planeta: um marcado pela destruição ambiental e outro pela harmonia entre o ser humano e a natureza. A escolha está nas mãos de cada um de nós. Se todos contribuirmos com pequenas ações no dia a dia, poderemos reduzir significativamente os efeitos das alterações climáticas e garantir um planeta saudável para as gerações futuras. 
Trabalho realizado por alunas do 10ºD/C  
Iara Ribeiro 
Maria Clara Castro  
Leonor Pinto  
Juliana Barbosa  
Lara Silva 
Raquel Oliveira 
Orientação:  
Prof. Denise Ramos                                
 
					




