Trabalhos 2024/2025
Photo Frame
Escola Básica e Secundária de Canelas (Vila Nova de Gaia)
Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior
Fotografias da maquete:
Memória descritiva:
Maquete “Dois Mundos, a Nossa Escolha”
Introdução
Este desafio foi lançado na aula de Geografia, no âmbito da Eco-Escolas, e pretende sensibilizar a população para os perigos que vivemos no dia-a-dia. Em sessões semanais, entre janeiro e maio, sob orientação da docente Denise Ramos, os alunos trabalharam o tema das alterações climáticas, atualmente um dos maiores desafios enfrentados pela humanidade. Resultantes sobretudo da atividade humana, estas mudanças provocam impactes graves e duradouros no equilíbrio do planeta, afetando não só o ambiente, mas também a saúde, a economia e o bem-estar das populações. Este trabalho teve como objetivo sensibilizar para as consequências das ações humanas no meio ambiente, através da construção de uma maquete que retrata dois cenários contrastantes: um mundo poluído e um mundo sustentável.
O que pretendemos representar
A maquete foi pensada para representar visualmente como as nossas escolhas e comportamentos podem influenciar o planeta de forma positiva ou negativa. Dividida em dois lados distintos, pretende despertar a consciência sobre os impactes das nossas ações no ambiente e reforçar a importância de adotar hábitos sustentáveis para preservar a Natureza.
Causas e impactos das alterações climáticas
Do lado esquerdo da maquete, foi representado um ambiente poluído e degradado. Este cenário inclui uma fábrica que liberta resíduos tóxicos para o solo e para o ar, árvores mortas, lixo espalhado, ausência de vida animal e um céu escuro e carregado com poluentes atmosféricos. Este lado simboliza as consequências da industrialização descontrolada, do consumo excessivo e da falta de cuidado com os recursos naturais. As principais causas deste cenário incluem a queima de combustíveis fósseis, a desflorestação, a poluição e o desperdício de recursos. Os impactos associados a estas ações são graves: aumento da temperatura global, derretimento das calotas polares, fenómenos meteorológicos extremos, perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas.
Ações para reduzir as alterações climáticas
Em contraste, o lado direito da maquete mostra um ambiente limpo, equilibrado e sustentável. Este lado apresenta árvores verdes e outra vegetação, um lago com água limpa e animais, um espaço de lazer, céu azul e o sol a brilhar. Este cenário representa um mundo em que as pessoas adotam comportamentos responsáveis e conscientes.
Para mitigar as alterações climáticas, é fundamental mudar os nossos hábitos, a saber:
Optar por andar a pé, de bicicleta ou utilizar transportes públicos;
Reduzir o consumo de energia elétrica e água;
Reciclar e reutilizar materiais sempre que possível;
Plantar árvores e preservar os espaços verdes;
Evitar o desperdício alimentar e de recursos;
Utilizar fontes de energia renovável, como a solar e a eólica.
Materiais utilizados:
● Papel de caderno usado;
● Brinquedos que já não tinham utilização;
● Cartão de embalagens recebidas na escola;
● Pedras retiradas da rua;
● Tubos provenientes dos rolos de papel de cozinha
● Sacos do lixo que transportavam materiais (reutilizados)
● Algodão
● Jornais antigos
● Vegetação recolhida no exterior da escola
● Esferovite que servia de suporte de segurança a materiais que vieram para a escola;
● Pauzinhos provenientes dos gelados;
● Tintas naturais;
● Rede que embala os alhos;
● Cola UHU Twist & Glue sem solventes;
● Tubos de cola quente;
● Papel Crepe (restos usados de uma florista).
Conclusão
A maquete permite visualizar de forma clara e impactante dois futuros possíveis para o nosso planeta: um marcado pela destruição ambiental e outro pela harmonia entre o ser humano e a natureza. A escolha está nas mãos de cada um de nós. Se todos contribuirmos com pequenas ações no dia a dia, poderemos reduzir significativamente os efeitos das alterações climáticas e garantir um planeta saudável para as gerações futuras.
Trabalho realizado por alunas do 10ºD/C
Iara Ribeiro
Maria Clara Castro
Leonor Pinto
Juliana Barbosa
Lara Silva
Raquel Oliveira
Orientação:
Prof. Denise Ramos