Trabalhos 2024/2025
Photo Frame
Colégio Internacional de Vilamoura (Loulé)
Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior
Fotografias da maquete:
Memória descritiva:
Realização do trabalho: Estudantes do Grade 9 (equivalente ao 9º Ano)
Orientação: Teresa Alexandrino, prof. de Art & Design
Disciplina: Art & Design
Este projeto foi desenvolvido por um grupo de estudantes do Grade 9 com o objetivo de sensibilizar a comunidade escolar para a problemática do impacto da construção excessiva nas zonas que rodeiam a escola. Através da elaboração de uma maquete, pretenderam ilustrar as causas, o impacto e as ações que podem ser tomadas para preservar o meio ambiente.
a) Enquadramento Geológico
O Colégio Internacional de Vilamoura insere-se nos terrenos do Empreendimento turístico de Vilamoura na Orla Algarvia, também designada por Orla Meridional.
Os terrenos que circundam a escola integram áreas com distintas formas de ocupação de solo, que dão origem a diferentes tipos de habitats, destacando-se as zonas húmidas dominadas pelo caniçal, as áreas de terrenos agrícolas, zonas de mata/bosque, os campos de golfe, e uma zona com densa vegetação Ripícola ao longo da Ribeira de Quarteira.
b) Causas:
A principal causa que os estudantes identificaram foi o crescimento urbano constante em Vilamoura, zona da escola. Verificaram que este fenómeno tem levado à desflorestação e à ocupação de áreas que antes eram habitats naturais de plantas e animais, contribuindo para a perda de biodiversidade.
c) Impacto:
Concluiram que o impacto desta construção excessiva é bastante negativo. Com a destruição dos habitats naturais, muitas espécies de plantas e animais estão em risco de desaparecer da nossa zona. Além disso, a diminuição da vegetação reduz a capacidade de filtração do ar, contribui para o aumento das temperaturas locais e compromete o equilíbrio ecológico da zona.
d) Ação Desenvolvida:
Para sensibilizar a comunidade escolar, os estudantes criáram uma maquete em que através de fotografias representaram a zona da construção excessiva e, a 3 dimensões e utilizando materiais reciclados apresentaram uma possível solução. Ou seja, a construção de casas de apenas um piso espaçadas no território, mantendo os lagos já existentes e a sua fauna e flora. Estas casas recorreriam à energia solar e desenvolveriam um sistema da recolha das águas pluviais. Esta maquete serve como uma ferramenta de divulgação, destacando a importância de preservar as áreas verdes e de refletir sobre o nosso contributo para a conservação do ambiente. Através dela, os estudantes pretendem alertar para a necessidade de adoptar práticas mais sustentáveis e de tomar posições que favoreçam a preservação da biodiversidade local.
e) Descrição da realização do projeto
A maquete com as dimensões de 1mX50cmX50cm foi realizada durante as aulas de Art & Design durante os meses de março e abril.
O projeto foi iniciado com um mapa mental na procura do tema que iriam abordar. Seguidamente e em pequenos grupos, os estudantes realizaram uma pesquisa sobre a construção na zona que rodeia a escola assim como dos impactos da mesma. Num outro momento partilharam as suas investigações com os colegas, aravés de apresentações PowerPoint com imagens das contruções e outras de antes das contruções. Em grupo criram colagens que seriam já a planificação para a maquete (foto 1-Planificação)
Para a construção da maquete os estudantes reciclaram materiais já existentes na sala de aula, tais como caixas de cartão de vários tamanhos, jornais, esponjas e pequenos ramos de árvore que encontraram no jardim da escola. Para colarem os materias utilizaram cola UHU Universal. Pintaram as pequenas casa em tom de terra queimada acrescentaram-lhes os paineis solares e a tubagem para o aproveitamento das águas pluviais. Adicionaram um pequeno lago que pintaram de azul e cobriram de cola liquida. Construiram um ninho para um casal de cegonhas e, finalmente fotocopiaram e recortaram fotografias dos pequenos animais que outrora habitaram a zona e adicionaram-nos à sua maquete.