Trabalhos 2021-22
Escultura de um Mocho
Escola Básica de Fornos de Algodres (Fornos de Algodres)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Projeto do mocho:
Memória Descritiva:
Este desafio foi proposto às turmas do 3º e 4º ano da Escola Básica de Fornos de Algodres, porque são os alunos que estão envolvidos no Eco-Escolas.
As professoras titulares apresentaram várias imagens de um Mocho, encetando assim um diálogo com os alunos, onde foram abordadas as características físicas da ave e do simbolismo que lhe está inerente.
Das imagens apresentadas, cada turma escolheu a sua e baseados nela, começaram a projetar como gostariam de trabalhar a escultura, referenciando alguns materiais que poderiam ser reutilizáveis, para dar corpo ao Mocho. Cada aluno apresentou o seu projeto, onde através do desenho, pintura e alguma colagem expressaram graficamente as suas ideias.
Partindo da análise dos projetos, os alunos começaram a recolher os materiais (Cápsulas de café, tampas de plástico, rolhas de cortiça, garrafas de plástico, esferovite, restos de trapilho, corda de sisal, etc.)
A construção da escultura partiu da imagem escolhida. A sua estrutura foi desenhada e recortada numa placa de platex e a partir daí os alunos começaram a preencher, colando nas diversas partes do corpo do Mocho os materiais recicláveis escolhidos.
Foi uma atividade coletiva, pois foi consumada por todos os alunos em cada uma das turmas, resultando daí, uma escultura conjunta, constituída por 2 mochos pousados no mesmo galho, representado por um tubo de cartão.
Fotos da escultura: