Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
A EB.Sendim está integrada na região do Vale do Leça ( próximo da foz) e esse foi o foco do nosso trabalho. O estado de conservação desta região tem sido motivo de grande preocupação dados os níveis de poluição a que tem estado sujeito. O grupo de municípios que pertencem a esta zona tem feito um esforço conjunto para a requalificação e melhoramento das condições ambientais deste rio e da sua biodiversidade. Por esta situação, é fundamental alertar a comunidade educativa para a necessidade da mudança de comportamentos.
O painel apresentado resultou do empenho e colaboração de toda a comunidade escolar.
Em reunião de docentes foi delineado o grande tema e definidas as linhas gerais. Em todas as turmas o trabalho foi tema de conversa e pesquisa, mas só um grupo de cada turma é que participou mais ativamente.
Organização e distribuição das tarefas e materiais utilizados :
A professora de Artes esboçou o desenho
Pré-1 triturou folhas dos carvalhos secas que depois de coladas serviram para fazer as margens do rio. Utilizando tubos vazios de cola UHU construíram pessoas. Pré 2 recolheu pauzinhos para a construção da ponte e fez o céu, colando papel de seda azul. 1º ano rasgou folhas de revista em tons de azul em bocadinhos que depois colou para fazer o rio. 2º ano esponjou vários tons de tinta verde e castanho para fazer uma parte do solo, tendo colado uma rede por cima. 3º ano encarregou-se de fazer as árvores pintando rolos de papel para o tronco e recolheu ramos das várias espécies para a copa. 4º ano pesquisou sobre a biodiversidade da região com a ajuda das brochuras da Junta de Freguesia de Guifões arquivadas na biblioteca da escola, complementada com informação do site da Câmara Municipal de Matosinhos. Encontraram a imagem que seria a fonte de inspiração para a estruturação do painel, criaram as frases de ação ( Preservar e regenerar, em conjunto vamos atuar/ a poluição tem de parar para os peixes poderem voltar/ A paisagem está a melhorar porque todos estamos a ajudar) e a frase de ordem ( O rio Leça não pode morrer…) e participaram na conclusão do solo colando plástico com bolhas de ar pintado com tinta verde e castanha. Todos os materiais que foram colados eram materiais em fim de linha ( reutilizados).
Técnicas utilizadas: colagem de folhas de árvores , areia e papel, pintura com esponja com tinta acrílica e de guache.
Biodiversidade representada: árvores- medronheiro, aveleira, sabugueiro e loureiro
Aves- guarda rios e melro de água
Répteis- licranço , toupeira de água
Esquilo vermelho
No trabalho representamos os elementos que eram mais comuns nas pesquisas realizadas. As fotografias documentam o trabalho realizado.
As coordenadoras do programa Eco-Escolas coordenaram o projeto.
Fotos do painel: