Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola EB1/JI de Sendim (Matosinhos)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
									Memória Descritiva:
									A EB.Sendim está integrada na região do Vale do Leça ( próximo da foz) e esse foi o foco do nosso trabalho. O estado de conservação desta região tem sido motivo de grande preocupação dados os níveis de poluição a que tem estado sujeito.  O grupo de municípios que pertencem a esta zona tem feito um esforço conjunto para a requalificação e melhoramento das condições ambientais deste rio e da sua biodiversidade. Por esta situação, é fundamental alertar a comunidade educativa  para a necessidade da mudança de comportamentos.  
O painel  apresentado resultou do empenho e colaboração de toda a comunidade escolar.  
Em reunião de docentes foi delineado o grande tema e definidas as linhas gerais. Em todas as turmas o trabalho foi tema de conversa e pesquisa,  mas só um grupo de cada turma é que participou mais ativamente.  
Organização e distribuição das tarefas e materiais utilizados : 
A professora de Artes esboçou o desenho 
Pré-1  triturou  folhas dos carvalhos secas que depois de coladas serviram para fazer as margens do rio. Utilizando tubos vazios de cola UHU construíram pessoas.  Pré 2 recolheu pauzinhos para a construção da ponte e fez o céu, colando papel  de seda azul. 1º ano rasgou folhas de revista em tons de azul em bocadinhos que depois colou para fazer o rio. 2º ano esponjou vários tons de tinta verde e castanho para fazer uma parte do solo, tendo colado uma rede por cima. 3º ano encarregou-se de fazer as árvores  pintando rolos de papel para o tronco e recolheu ramos das várias espécies para a copa.  4º ano pesquisou  sobre a biodiversidade da região com a ajuda das brochuras da Junta de Freguesia de Guifões arquivadas na biblioteca da escola, complementada com informação do site da Câmara Municipal de Matosinhos. Encontraram a imagem que seria a fonte de inspiração para a estruturação do painel,  criaram as frases de ação ( Preservar e regenerar,  em conjunto vamos atuar/ a poluição tem de parar para os peixes poderem voltar/ A paisagem está a melhorar porque todos estamos a ajudar)   e a frase de ordem ( O rio Leça não pode morrer…) e participaram na conclusão do solo colando plástico com bolhas de ar pintado com tinta verde e castanha. Todos os materiais que foram colados eram materiais em fim de linha ( reutilizados). 
 Técnicas utilizadas: colagem de folhas de árvores , areia e papel, pintura com esponja com tinta acrílica e de guache.  
Biodiversidade representada: árvores- medronheiro, aveleira, sabugueiro e loureiro 
                                                      Aves- guarda rios e melro de água  
                                                      Répteis- licranço , toupeira de água 
                                                      Esquilo vermelho  
No trabalho representamos os elementos que eram mais comuns nas pesquisas realizadas. As fotografias documentam o trabalho realizado. 
As coordenadoras do programa Eco-Escolas coordenaram o projeto.                                
Fotos do painel:
					




