Trabalhos 2021-22
Painel da Biodiversidade da Minha Terra
Escola Básica de Sampaio (Sesimbra)
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
Memória Descritiva:
Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)
Pesquisa sobre a biodiversidade local:
* Materiais utilizados:
• Materiais da natureza: folhas, areia, terra, flores naturais, arbustos, cascas das árvores; penas de aves; paus; borra de café: conchas, búzios
• Reciclados: cartão da embalagem do leite escolar; papeis de jornais; plásticos; botões; molas da roupa; cápsulas; tampas; borra de café
• Materiais de desgaste: cola UHU; placa kline; papel diversificado: crepe, cartolinas, papel higiénico, celofane; jornais, lápis de cera/canetas de feltro, tinta
* Técnicas utilizadas:
• Recorte
• Pintura
• Dobragem
• Colagem
*Ideia do projeto:
O jardim de infância da Escola Básica de Sampaio, integra o Agrupamento de Escolas de Sampaio e fica situado no Concelho de Sesimbra. É composto por quatro salas de Jardim de Infância, com cerca de 80 crianças, com idades compreendidas entre os 4, 5 e 6 anos. Ao longo dos últimos anos esta escola tem sido eleita uma Eco Escolas e o trabalho que se tem desenvolvido centra-se em práticas educativas ambientais.
Desta forma a equipa de educadoras proporcionou às crianças a pesquisa de vídeos na internet sobre o concelho, a reflexão e a partilha de descobertas sobre Sesimbra e solicitaram a participação das famílias com o intuito de as envolver em pesquisas sobre o local onde vivem e compreenderem a necessidade de promover a proteção do ecossistema. As crianças demonstraram entusiasmo e motivadas pelas educadoras decidiram construir um painel da biodiversidade da terra, inventando quadras*, colocando diferentes espécies da fauna e flora de Sesimbra, local onde prolifera a biodiversidade com espécies únicas que importam preservar.
Assim nasceu o interesse em concorrer ao desafio UHU, tendo também como objetivo incentivar toda a comunidade educativa a práticas de sustentabilidade em geral e a biodiversidade em particular; ao mesmo tempo desenvolver também competências nas áreas de investigação e expressão plástica, utilizando a cola UHU, por respeitar o equilíbrio do ecossistema.
As 4 salas do jardim de infância dividiram o painel entre o mar, a serra e o ar e em pequenos grupos cada sala pesquisou na internet sobre a fauna e a flora existente, seguidamente apresentaram aos diferentes grupos o que cada um tinha descoberto e dividiram-se tarefas entre salas para desenhar, escrever os nomes, recortar, colar, pintar e representar no painel os seres que sustentam a vida em Sesimbra e assim se promoveu a preservação do ecossistema local.
*Quadras do painel inventadas pelas crianças
Para o Ar puro respirar
Dele devemos cuidar,
Não mais poluir
Pra todos dele usufruir
A Água é nossa amiga
Sem ela não se pode viver,
É fonte de vida
Vamos lá todos aprender.
A Terra é colorida
Com serras, montanhas e flores,
É muito divertido
Vamos lá ser uns amores.
Fotos do painel: