Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola EB 2,3/S de Tarouca Dr. José Leite Vasconcelos (Tarouca)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória descritiva:
Intervenientes: Este trabalho contou com a participação de 24 alunos do 4.º ano, de nove e dez anos, da turma A do Centro Escolar de Tarouca e das docentes da AEC de Expressão Plástica, Dina Laranjo e a Professora Titular da Turma, Maria do Céu Almeida.
Técnicas: Pesquisa, construção, desenho, pintura, recorte, colagem, tecelagem.
Materiais: 2 torradeiras em fim de vida (para o corpo e a cabeça); 2 varinhas mágicas em fim de vida (para as patas), latas de sumo e anilhas (cobertura da cabeça); 80 tubos de cola pequenos e 8 grandes, já gastos, da marca UHU (cobertura do corpo, parte de cima da cabeça e rabo); 48 cápsulas de café (asas); 2 CDs e desperdícios de lãs (olhos); uma colher de metal (bico); cola quente; tesoura; espátula (para alisar os tubos de cola; X-ato (para cortar as latas e os tubos de cola); Sizzix e cortantes (para o corte das latas e alisamento dos tubos de cola e cápsulas).
Metedologia:
Esta atividade teve como objetivo dar a conhecer as aves de rapina noturnas de Portugal, a importância da proteção e preservação do ambiente e da biodiversidade; da reutilização de materiais em fim de vida e da separação do lixo.
Em conversa com os alunos sobre os desperdícios que mais aparecem nos sacos de reciclagem da sala de aula (pacotes de leite, papel, cartão, plásticos, pratas…), surgiu a ideia de utilizarmos os tubos de cola da marca UHU na construção da nossa escultura.
Iniciamos, então, o nosso projeto com a pesquisa sobre as aves de rapina noturnas em Portugal e, tendo em conta as características e a cor amarelada da penugem da coruja-do-nabal, optamos por utilizar esta ave como modelo da nossa escultura.
Assim, cada aluno ficou incumbido da recolha dos tubos de cola da marca UHU e de outros materiais que pudéssemos utilizar para a construção da coruja. Neste processo também participou a comunidade escolar.

Fotos da escultura: