Select Page

Trabalhos 2023/2024

Photo Frame

Escola Básica da Sé (Braga)

Escalão: 1º escalão (jardins de infância e 1º ciclo)

Pesquisa sobre as Aves de Rapina Noturnas de Portugal:

Projeto do mocho:

Memória Descritiva:
Memória Descritiva
Objetivos:
• Desenvolver a literacia para a sustentabilidade e biodiversidade;
• Educar para a manutenção e preservação dos ecossistemas;
• Desenvolver competências nas áreas de investigação e expressão plástica;
• Conhecer a espécie mocho galego e a sua importância no ecossistema.
Participantes:
• Alunos do 1ºCiclo;
• Professores titulares de turma;
• Docentes de AEC de Expressões;
• Encarregados de educação.
Descrição da Atividade:
Esta atividade foi escolhida por todos os docentes em reunião de escola, no dia 18 de dezembro. Foi apresentada ao Conselho Eco escolas do dia 27 de fevereiro de 2024, assim como toda a sua dinâmica. A partir daí a coordenadora do Eco escolas, planeou a pesquisa para todos os alunos, desde o 1º ao 4ºano, sendo esta feita durante o período da interrupção letiva da Páscoa. Foi proposto ao 1ºano um desenho, colagem ou outro do mocho. Para os alunos do 2ºano foi proposto também um desenho, colagem ou outro do mocho, assim como um pequeno texto escrito. Para os alunos dos 3º e 4ºanos foi proposto um desenho, colagem ou outro sobre o mocho, assim como uma pesquisa, que poderia vir em suporte papel ou suporte digital (PowerPoint ou outro).
Privilegiou-se este período para os pais/encarregados de educação poderem participar e tomarem conhecimento através dos próprios educandos da dinâmica do Programa Eco escolas.
Foram rececionados e recolhidos todos os trabalhos, por parte das docentes titulares de turma. Os que se encontravam em suporte papel, foram expostos nos placards da escola, os trabalhos em PowerPoint e vídeo foram apresentados à respetiva turma, recolhidos numa pendrive e colocados no Padlet do Eco escolas da Sé.
De seguida começaram-se a recolher materiais recicláveis (todos os alunos) com o intuito de os selecionar para execução do nosso mocho e perceberem também que aquilo que pensamos colocar no lixo se pode transformar numa obra de expressão plástica. Todos os materiais que não fossem utilizados, seriam colocados nos respetivos ecopontos. Após a recolha foi feita uma reunião com a professora de AEC de artes plásticas a fim de se ouvir a sua opinião.
Elaborado o projeto, foram selecionados os materiais e organizou-se a adinâmica de trabalho; quem fazia o quê, quando e como:
- Professores titulares de turma e de AEC de expressão plástica;
- Alunos do 3º e 4ºanos- execução dos materiais;
- Aulas de expressão plástica.
O mote para a execução da escultura foi o facto de os alunos terem trabalhado o artista Bordalo Pinheiro II. Aqui inspiramo-nos para a cor e texturas. Assim foi. Foi feita a estrutura do mocho com arame, que saiu grande por escolha dos alunos. As asas foram executadas com cartão de caixotes velhos da fruta, posteriormente cobertas com rolinhos de tecido. Estes rolinhos foram feitos por todos os alunos da escola já que era necessário um grande número para cobrir as asas. Para as penas recorreu-se aos pacotes de leite que depois de recortados se procedeu à sua pintura com lápis de pastel de óleo. Os olhos foram feitos também com pacotes de leite, tampas de frascos e pedaços de lã que os alunos trouxeram. Para as patas recorreu-se aos rolos de papel higiénico e aos paus/colheres de café. Os alunos tiveram ajuda na colagem dos diferentes elementos uma vez que se recorreu à cola quente e podia tornar-se perigoso para eles.
O mocho estava numa sala, onde os alunos se deslocavam para o irem construindo e alterarem sempre que achassem pertinente.
Finalmente executado, foi feita uma fotografia com cada turma.
A obra ficará exposta na Biblioteca da Escola.

Fotos da escultura: