Select Page

Trabalhos 2024/2025

Photo Frame

Escola Básica de Ammaia (Marvão)

Escalão: 2.º Escalão: 2.º e 3.º ciclos, secundário, profissional, ensino superior

Fotos da representação em collage do pictograma representativo do ODS escolhido:

O que motivou a escolha do ODS representado?
Após, uma abordagem geral e análise dos ODS, quais os seus pressupostos e metas, enquadrados na agenda 2030, nas disciplinas de Geografia e de Cidadania e Desenvolvimento, com os alunos do 9º ano, a turma foi desafiada a participar no desafio da UHU – “colagem dos ODS”, no âmbito do programa Eco Escolas.
Os 12 alunos da turma foram divididos em 3 grupos e, cada grupo assumiu um conjunto de ODS, que estudaram mais em pormenor e procederam a selecção de materiais a utilizar para representar os ODS.
Posteriormente, nas aulas de Educação Visual e de Educação Tecnológica, elaboraram os trabalhos, procurando aproximar-se da representação de cada ODS, utilizando e reaproveitando materiais, com a técnica de colagem.
Após a conclusão dos trabalhos, procederam à montagem e exposição do painel com a “colagem dos ODS”, em local visível a toda a comunidade escolar.
Com a ajuda dos docentes das disciplinas envolvidas, foi definido um júri, constituído pelo diretor, por 3 professores, a chefe do pessoal não docente, a coordenadora técnica e 3 alunos. De forma individual, foram convidados a observar o painel e a votar no ODS que consideravam mais bem conseguido.
A escolha do ODS 11, deve-se a ter sido o mais votado, logo foi considerado o mais original. E também pela necessidade de tornar as cidades cada vez em espaços mais agradáveis, mais sustentáveis contribuindo para o bem estar dos seus habitantes e também de quem as visita.

Memória descritiva: